Você sabe qual é a peça chave para o sucesso de um e-commerce?
O comércio hoje é resultado de uma série de evoluções que foram acontecendo com passar do tempo. Vamos lembrar um pouco sobre essa evolução:
Escambo: prática de troca de mercadorias que não envolvia dinheiro, ainda praticado hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro nas famosas "feiras do rolo";
Armazéns: No período colonial, eram utilizados para comercializar todo tipo de mercadorias (produtos básicos, alimentos não perecíveis, roupas, etc) em troca de dinheiro;
Catálogos: Essa modalidade começou nos EUA a partir de 1972 e com ela houve redução significativa nos preços;
Lojas especializadas: Normalmente tinham uma linha especifica de produtos (roupas, calçados, móveis, etc) e iniciou para atender um crescimento de demanda.
Lojas de departamento: Geralmente localizadas em grandes centro, mantinham em uma única loja, estoque de vários produtos.
Supermercados: Começaram com a venda de alimentos e aos poucos foram expandindo o negócio que também trouxe uma redução nos preços, devido ao volume movimentado.
Shopping Center: A união de tudo em um só lugar: lojas, bancos, estacionamento, cinemas e praça de alimentação, porém, devido a estrutura, apresenta preços mais caros.
Lojas de desconto e outlets: com operações baseadas em custos menores.
Comércio eletrônico: Ou e-commerce, foi uma meio encontrado para que as empresas apresentarem seus produtos, preços e efetuem suas vendas, interagindo com o seu cliente através da internet.
Esta modalidade funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e atualmente temos 3 tipos de e-commerce:
- B2B - É a modalidade de comércio eletrônico feitos entre empresas;
- B2C - Comércio eletrônico entre empresa e consumidor final;
- C2C - Através desta modalidade, consumidor pode comercializar produtos com outro consumidor. Normalmente é feito através de um anuncio veiculado, o individuo interessado (pessoa física ou jurídica) entra e contato com o anunciante e são feitas negociações de preço, forma de entrega, etc.. Existem inclusive formas seguras de pagamento, em que você só libera ao receber a mercadoria e verificar que esta tudo em ordem.
Apesar da logística ser um conceito universal, dentro do comércio eletrônico, ela possui características únicas.
A Logística eficaz é a chave do sucesso de um e-commerce, e as principais atividades que devem ser gerenciadas através dela são:
- Criação de politíca: criar regras claras para atendimento, prazos, meios de transporte, devoluções e logística reversa, informando o consumidor através do e-commerce e monitorar o resultados através de indicadores;
- Armazenagem: realizar recebimento, inspeções, guardar os materiais e identifica-los;- Estoque: o estoque deve ser monitorado e sua integridade preservada, através de inventários e check list;
- Manuseio: Movimentação, etiquetagem, montagem de kits,
- Rastreamento de pedidos: Disponibilizar informações para que o cliente possa consultar a qualquer momento e acompanhar o andamento do seu pedido;