segunda-feira, 20 de junho de 2016

A elegância que faz a diferença.

Imagem: Google

bom profissional pode ter muitas qualidades em sua bagagem: conhecimento, diplomas, especializações, prêmios e tantos outros méritos, mas o excelente profissional certamente nunca deixará de carregar uma importante competência: a elegância.

A maneira de se vestir certamente contribui positivamente na relação profissional, mas a elegância no mundo corporativo vai além de suas vestes, é uma questão comportamental e pode ser um grande diferencial em um mercado tão competitivo. 

Você já deve ter percebido que nos últimos meses isso tem aumentado, isso porque a estrutura das empresas foram reduzidas e os que ficaram tiveram que se desdobrar para fazer mais do que era de praxe e como consequência temos o acumulo de colaboradores insatisfeitos, que tem tratado seus clientes de forma áspera e sem vontade nenhuma em resolver o seu problema.

Vejo empresas que tem investido em treinamentos caros para ajudar seus gestores e todo seu time a gerenciar melhor seu tempo, se tornar mais eficientes e contribuir para o aumento na lucratividade, porém isso não deve ser um empecilho para a prática de boas maneiras.

Se perguntar a você quando foi a ultima vez que você se sentiu insatisfeito com o atendimento de um profissional eu tenho certeza que você certamente lembrará de alguns exemplos bem recentes.

Em um restaurante, no cinema, no auto-peças, no banco, em um posto policial, na loja de conveniência, no supermercado, na recepção de uma clinica médica e até mesmo em seu ambiente de trabalho.

Algumas situações chegam a causar aquela vontade de dizer: - Não volto mais neste lugar.

A elegância corporativa faz parte da qualidade no atendimento, quer seja no relacionamento com os clientes internos, externos ou com os colegas de trabalho.

O profissional que tem essa elegância comportamental, pode ser facilmente identificado pela sua postura:

- Não deixa de entregar algo que foi prometido, mas caso ocorra algum imprevisto, se preocupa em informar com antecedência os envolvidos;

- Não deixa de responder seus e-mails e recados, mesmo que seja uma situação que naquele momento não interessa para a empresa;

- Respeita os horários e se comunica com segurança, educação, clareza e objetividade;

- Sabe o momento de ouvir, falar e sabe evitar conflitos;

- Respeita o espaço do outro e oferece ajuda, mesmo sem ser solicitado;

- Saber reconhecer o mérito do outro;

- Não dá lugar ao preconceito.

Poderia ficar aqui por horas falando sobre tantas outras ações que são cada vez são mais raras.

Estamos vivendo um momento em que a capacidade de trabalhar sob pressão desafia profissionais que muitas vezes não tem condições emocionais de lidar com aquela situação e se tornam uma erva daninha que só prejudicam a estrutura da empresa.

Preste atenção se isso não esta acontecendo aí na sua empresa, se necessário, faça um pesquisa de satisfação e observe os resultados.

Se identificar uma erva daninha, avalie se não esta sendo prejudicial ao seu jardim e se ao invés de mante-la não convém substituir por um dos tantos profissionais que estão em busca de um emprego e esperando por uma oportunidade de fazer algo bom pela sua empresa.

A elegância faz toda a diferença!

Um grande abraço e até a próxima.



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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.