![]() |
Imagem: Google |
Verdadeiramente estamos vivendo períodos de grandes inovações e essa explosão se deu graças as "startups" que estão revolucionando o mercado, mas será que você esta antenado na evolução que elas tem feito no setor logístico?
Startups são empresas em fase inicial, algumas delas buscam um modelo de negócio inovador e outras negócios baseados na economia tradicional e podem ser de qualquer ramo de atividade. Essas empresas são mais frequentes na internet, isso porque é mais barato e fácil criar e manter negócios na web que não exige a estrutura inicial que uma empresa física exige.
Para a logística as startups estão trazendo muitas soluções, algumas bem eficientes e outras podemos dizer... diferentes. São inúmeras as empresas, mas podemos citar alguns exemplos, como a mais valiosa startup do mundo conforme o New York Times, a famosa Uber, que nos últimos meses vem brigando pela legalidade do serviço no Brasil e que esta em plena fase de expansão, ou sobre a loggi a plataforma de entregas expressas, onde qualquer pessoa (física ou jurídica) pode se cadastrar e solicitar on line o serviço de entrega que é feito através de motoboy. Através desse serviço você pode acompanhar o andamento da entrega em tempo real e após a conclusão do serviço receber um protocolo digital, constando a assinatura de quem recebeu a encomenda.
Também podemos citar a polêmica shippify que esta sendo conhecida como a "Uber das entregas" e esta transformando ciclistas, motociclista ou qualquer um que tenha carro em um entregador de encomendas.
![]() |
Imagem: Wase.com |
Hoje também já existem várias transportadores trabalhando com modernas soluções que tem ajudado a aumentar a produtividade e eficiência dos serviços. Todos os dias muitas novidades estão chegando ao nosso setor, mas é indiscutível que a mais disputada pelas startups é o tão aguardada "Uber dos Caminhoneiros", que terá a missão de conectar milhões de caminhoneiros a clientes potenciais. Elas estão tentando vencer todas as dificuldades que ainda impedem o negócio em ser eficiente, como o exemplo de caminhoneiros que ainda insistem em ficar longe da tecnologia, mas as empresas estão em busca de investimentos e estão se concentrando nas necessidades do setor e prometem novidades em breve.
O mobilidade urbana do futuro ainda promete veículos elétricos, intermodais, sustentáveis, compartilhados e inteligentes, é só esperar para ver e ficar antenado para direcionar o seu negócio para futuro.
Fontes:
- http://br.wsj.com/articles/SB12663077622984143452604581319910580772454
- http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/10/juiz-de-fora-anuncia-parceria-com-waze-e-lanca-centro-de-controle.html
- http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Entenda-a-diferen%C3%A7a-entre-incubadora-e-aceleradora
- http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/para-quem-pensa-em-empreender-15-startups-que-valem-mais-de-us-1-bilhao-e-o-que-aprender-com-elas/