quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A revolução das startups no setor logístico

Imagem: Google
Aposto que você nunca ouviu tanta gente falando sobre inovação como no último ano, certo?...






Verdadeiramente estamos vivendo períodos de grandes inovações e essa explosão se deu graças as "startups" que estão revolucionando o mercado, mas será que você esta antenado na evolução que elas tem feito no setor logístico?

Startups são empresas em fase inicial, algumas delas buscam um modelo de negócio inovador e outras negócios baseados na economia tradicional e podem ser de qualquer ramo de atividade. Essas empresas são mais frequentes na internet, isso porque é mais barato e fácil criar e manter negócios na web que não exige a estrutura inicial que uma empresa física exige. 

Para a logística as startups estão trazendo muitas soluções, algumas bem eficientes e outras podemos dizer... diferentes. São inúmeras as empresas, mas podemos citar alguns exemplos, como a mais valiosa startup do mundo conforme o New York Times, a famosa Uber, que nos últimos meses vem brigando pela legalidade do serviço no Brasil e que esta em plena fase de expansão, ou sobre a loggi a plataforma de entregas expressas, onde qualquer pessoa (física ou jurídica) pode se cadastrar e solicitar on line o serviço de entrega que é feito através de motoboy. Através desse serviço você pode acompanhar o andamento da entrega em tempo real e após a conclusão do serviço receber um protocolo digital, constando a assinatura de quem recebeu a encomenda. 

Também podemos citar a polêmica shippify que esta sendo conhecida como a "Uber das entregas" e esta transformando ciclistas, motociclista ou qualquer um que tenha carro em um entregador de encomendas.

Imagem: Wase.com
Falando em inovar, temos 4 cidades brasileiras que  fecharam contrato com o mais popular aplicativo de trânsito e navegação, o israelita Waze, são elas: Rio de Janeiro(RJ), Petrópolis(RJ), Vitória (ES) e Juiz de Fora(MG). As prefeituras terão acesso ao conteúdo fornecido pelos usuários e pretendem inserir no aplicativo informações relacionadas ao transito, obras e outros que possam auxiliar a população em seu deslocamento.

Hoje também já existem várias transportadores trabalhando com modernas soluções que tem ajudado a aumentar a produtividade e eficiência dos serviços. Todos os dias muitas novidades estão chegando ao nosso setor, mas é indiscutível que a mais disputada pelas startups é o tão aguardada "Uber dos Caminhoneiros", que terá a missão de conectar milhões de caminhoneiros a clientes potenciais. Elas estão tentando vencer todas as dificuldades que ainda impedem o negócio em ser eficiente, como o exemplo de caminhoneiros que ainda insistem em ficar longe da tecnologia, mas as empresas estão em busca de investimentos e estão se concentrando nas necessidades do setor e prometem novidades em breve.

O mobilidade urbana do futuro ainda promete veículos elétricos, intermodais, sustentáveis, compartilhados e inteligentes, é só esperar para ver e ficar antenado para direcionar o seu negócio para futuro.


Fontes:

- http://br.wsj.com/articles/SB12663077622984143452604581319910580772454

- http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/10/juiz-de-fora-anuncia-parceria-com-waze-e-lanca-centro-de-controle.html

- http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Entenda-a-diferen%C3%A7a-entre-incubadora-e-aceleradora

http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/para-quem-pensa-em-empreender-15-startups-que-valem-mais-de-us-1-bilhao-e-o-que-aprender-com-elas/ 


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Transporte pelo mar

Que tal fazer uma viagem pelos meios transportes feitos pelo mar? 

São vários os tipos de navios que atravessam os mares, cada um construído para atender a uma determinada demanda:


Navio Cruzeiro - Imagem: Google
Cruzeiro: são navios luxuosos, com muito conforto e atrativos, utilizados para transportar pessoas em viagens de turismo.


Cargueiros: para o transporte de cargas em geral.

Tanques: para o transportar líquidos a granel.

Graneleiros: para o transporte de cargas homogêneas (a granel) 

Roll On Roll Off: são navios que transportam veículos que entram e saem pelas suas próprias rodas, tais como: caminhões, carros, traillers, carretas, containers, etc.


Navio Porta containeres - Imagem: Google
Porta-containeres: utilizados exclusivamente para transportar container.

Ore-oil: pode transportar tanto minério ou petróleo.

Ore-bulk-oil: podem transportar mercadorias a granel e óleos.

Lash: destinado ao transporte de barcaças, seu nome foi inspirado na expressão inglesa lighter aboard ship, que significa navio lento.

Sea-bea: são embarcações modernas que servem tanto para transportar barcaças quanto para transportar container.

E com vocês a Heavy lifts, o transporte de gigantes, usado para navios, guindastes gigantes, plataformas de refinarias e outras cargas extremamente pesadas (de 50.000 a 80.000 toneladas) que normalmente são realizados em transporte oceânico. 


Blue Marlin - Imagem: Wikipédia
Um exemplo dessa modalidade é o Blue Marlin, da empresa Dockwise, ele é semissubmersível, com 225 metros de comprimento e capacidade para transportar até 73.000 toneladas. 

No Brasil embarcações do tipo Heavy Lift semisubmersível foi muito utilizado para construção de plataformas no ramo petrolífero.

Aqui no nosso país, mesmo não tendo todo seu potencial sendo utilizado, o transporte marítimo é de grande importância para a logística no Brasil e esse gigante adormecido tem que acordar.

Acorda Brasil!

Fontes: http://www.comextrade.com.br/pdf/tipos_de_navios.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/MV_Blue_Marlin
http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2010/estevao_rafael/relat1/PSO2_Relatorio1_versao3_Basilio_e_Teodoro.htm

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Profissionais On Demand

Imagem: Google
Todos os dias recebo um numero enorme de e-mails pedindo indicação para vagas e acabo ouvindo desabafos tristes de pessoas que estão se desfazendo do que tem para manter as contas em dia. Infelizmente, esse é o efeito negativo da crise na vida das pessoas. 




Por outro lado, tenho colecionado histórias fantásticas que tem sido protagonizada por profissionais ousados, das quais eu gostaria de compartilhar com você.

Na semana passada após uma reunião de lançamento de um produto, eu tive a oportunidade de ouvir uma experiência muito positiva narrada pelo diretor financeiro da empresa:

Eles tiveram problemas com a agência que fazia as fotos de seus produtos e para conseguir atender a tempo o cronograma e toda a estrutura já contratada (modelos, local, etc) o diretor de marketing sugeriu o serviço de um amigo, ex-gerente comercial de uma multinacional, que ora foi afastado de suas funções devido a uma redução de quadro, mas que levava muito a sério seu hobby com fotografia. 

Através do direcionamento do amigo de marketing, o ex-gerente surpreendeu a todos com sua sensibilidade, competência e seriedade, e seu trabalho conquistou o então cliente que já contratou o "amador" para encabeçar outros projetos. Esse foi o inicio da história de um microempreendedor de sucesso.

Imagem: Google
Uma bela história também foi a de uma amiga que foi demitida de seu cargo executivo e após 6 meses parada se ofereceu para cuidar do cachorrinho de uma vizinha por quase metade do preço que um hotelzinho para cães cobrou. Hoje ela tem seu próprio hotelzinho, fez um curso de adestradora e mesmo com 3 funcionários ela chega a faturar 2 vezes mais do que ganhava em seu cargo como executiva.

Não posso deixar de mencionar a história do ex porteiro que que hoje esta muito satisfeito em ter virado Ricardão* e só em um prédio com 20 apartamentos classe A ele tem serviço encomendado até o final de dezembro deste ano. 

Imagem: Google
Ele explicou que seu Networking com os síndicos do bairro foi fundamental para identificar a carência da região e quando descobriu não pensou duas vezes em fazer seus cartões de visita e mencionar seus conhecimentos: elétrica, hidráulica e pequenos reparos. Hoje ele já é microempreendedor, empregou a filha que acabou de se formar em administração, a esposa que estava desempregada a mais de um ano e ainda tem 2 colaboradores que realizam serviços externos.

Poderia ficar horas contando as experiências que tive o privilégio de conhecer nos últimos meses: como o da Secretária de Diretoria que trocou seu carro por uma Van Escolar, ou do Coordenador pedagógico que virou DJ particular e trocou o dia pela noite badalada de São Paulo. 

Se você ainda não se inspirou, que tal conhecer a história
Imagem: G1
do ajuda
nte de floricultura que se tornou dono do maior site de flores do país, se inspire com essa história que foi apresentada no Pequenas Empresas, Grandes Negócios e que você pode ver aqui

Enfim, esse é o retrato de profissionais ON DEMAND, que estão usando sua criatividade para sair da crise e tem surpreendido com o resultado.

Ser On demand não significa que você vai engavetar seu diploma ou rebaixar sua função, como tenho ouvido por aí, mas é a oportunidade de fazer diferente, de pagar suas contas no final do mês, de enxergar fora da caixa e ser capaz de apresentar o mercado um novo profissional que pode estar escondido aí dentro de você e que pode ter um futuro brilhante pela frente.

E agora eu te pergunto: Será que essas pessoas não precisam de um empurrãozinho, talvez um amigo, um parente... alguém que diga a ele que ele pode sim fazer algo diferente em relação ao que vinha fazendo nos últimos anos.

Será que você é o profissional que precisa desse empurrãozinho? ou será que você é o anjo da guarda que vai dar esse empurrãozinho a alguém?

Pense nisso e seja qual for sua posição eu acredito que você pode ser muito bem sucedido em fazer algo diferente nesse período de crise e quem sabe, mudar muitas histórias.

Acredite você também!

Imagem: Google




* Nome popularmente dado a prestador de serviços de reparo em residências.