São vários os tipos de navios que atravessam os mares, cada um construído para atender a uma determinada demanda:
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Navio Cruzeiro - Imagem: Google |
Cargueiros: para o transporte de cargas em geral.
Tanques: para o transportar líquidos a granel.
Graneleiros: para o transporte de cargas homogêneas (a granel)
Roll On Roll Off: são navios que transportam veículos que entram e saem pelas suas próprias rodas, tais como: caminhões, carros, traillers, carretas, containers, etc.
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Navio Porta containeres - Imagem: Google |
Ore-oil: pode transportar tanto minério ou petróleo.
Ore-bulk-oil: podem transportar mercadorias a granel e óleos.
Lash: destinado ao transporte de barcaças, seu nome foi inspirado na expressão inglesa lighter aboard ship, que significa navio lento.
Sea-bea: são embarcações modernas que servem tanto para transportar barcaças quanto para transportar container.
E com vocês a Heavy lifts, o transporte de gigantes, usado para navios, guindastes gigantes, plataformas de refinarias e outras cargas extremamente pesadas (de 50.000 a 80.000 toneladas) que normalmente são realizados em transporte oceânico.
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Blue Marlin - Imagem: Wikipédia |
No Brasil embarcações do tipo Heavy Lift semisubmersível foi muito utilizado para construção de plataformas no ramo petrolífero.
Aqui no nosso país, mesmo não tendo todo seu potencial sendo utilizado, o transporte marítimo é de grande importância para a logística no Brasil e esse gigante adormecido tem que acordar.
Acorda Brasil!
Fontes: http://www.comextrade.com.br/pdf/tipos_de_navios.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/MV_Blue_Marlin
http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2010/estevao_rafael/relat1/PSO2_Relatorio1_versao3_Basilio_e_Teodoro.htm
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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.