quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A logística e a missão de encantar o cliente

Imagem: Google
Estamos vivendo um momento de muitas mudanças e para se manter em um mercado tão competitivo é necessário se atualizar e criar estratégias assertivas que atendam a necessidade dos nossos clientes.

Quando um individuo resolve pesquisar um produto para compra, seu foco inicial pode até ser preço baixo, mas o fator decisivo para sua efetivação é a satisfação. 

Hoje podemos afirmar que a satisfação que o cliente busca não esta somente no produto e sim na forma com que ele é vendido e entregue. 

Quando o comprador inicia sua busca por algo, ocorrem algumas fases que não terminam quando ele confirma o pagamento, pois não são em todos os casos que ele pode levar o produto no ato da compra.

Imagem: Google
Quando a entrega é posterior a compra, uma expectativa é alimentada até a chegada do material e por mais que esse pareça um caminho curto... para o cliente não é.

Muitas empresas investem fortemente em sua equipe comercial ou em uma impecável e-commerce para fechar um grande volume de vendas, mas no momento de enviar o material ocorrem falhas que deixam seu cliente insatisfeito e todos esses investimentos vão por água abaixo.

Conforme o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor): "O atraso na entrega de um produto caracteriza descumprimento da oferta e o consumidor pode inclusive desistir da compra, com direito a restituição da quantia paga, incluindo o valor do frete, até eventuais perdas e danos".

Infelizmente isso tem ocorrido muito em empresas que não dão o enfoque necessário para ao gerenciamento logístico e seus resultados são ineficientes. 

A logística esta em todos os lugares, mas muitas pessoas ainda a limitam ao setor de transportes. 

O gerenciamento logístico é imprescindível para possamos sincronizar todos setores da empresa, aproximando o perfeito entendimento das necessidades do cliente e criando um laço de parceria e confiança, e como no mercado os produtos estão ficando muito parecidos, cada vez mais o cliente busca níveis de desempenho mais elevados e se você ainda não integrou a logística como deveria na sua empresa, pode estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar o relacionamento com seus clientes.

Pense nisso.

Fonte: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/atrasos-na-entrega-de-compras-online-direitos-dos-consumidores-devem-ser-assegurados

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Conjugando o verbo errar

Imagem: Google
Não importa se você é um profissional que esta começando a carreira agora ou se é um veterano, com certeza se você esta na ativa, você esta propenso a erros, este é um ciclo natural.






E que bom que erramos, pois isso significa que estamos tentando, fazendo diferente e agindo fora da caixa. 

Agora se você prestar atenção a sua volta, perceberá que para algumas pessoas conjugar o verbo ERRAR no presente é algo muito difícil e soa mais ou menos assim:

Tu erras
Ele/ela erra
Vós errais
Eles/elas erram

Você percebeu o erro?
Sim, existem muitos profissionais conjugando todas as pessoas, menos a sua. Alguns ainda fazem questão de apontar o dedo bem no seu nariz e falar em alto em bom tom: Você errou aqui óoooo! 

É lamentável mas falta postura para algumas pessoas, e é justamente por causa de pessoas assim que as vezes nos equivocamos ao lidar com nossos erros: 


1) Escondendo nossos erros: não assumir um erro publicamente não o fará melhor, muito pelo contrário, quem assume erros demostra a capacidade de dar a volta por cima.

2) Ficando irritados: identificar um erro não deve ser motivo para aborrecimento mas sim para uma reflexão profunda.

3) Se desmotivando: ficar para baixo ou se sentindo inferior também não produz benefício nenhum, a cura mais sábia para esse mal é ter a coragem para assumir um erro e trata-lo com sabedoria.

Minha vida é uma loucura, vivo em constante aprendizado e erro muito. Recentemente publiquei um artigo e fui traída pelo corretor ortográfico... justamente ele que tanto me ajuda, foi o vilão fatal e naquele momento que eu cliquei em PUBLICAR, lá se foi o texto com um erro fatal do qual passou desapercebido.

Quando um colega muito cuidadoso se aproximou e apontou meu erro, eu o assumi e rapidamente o corrigi, mas por mais que eu tentasse esquece-lo, ele ficou martelando na minha cabeça e eu senti que precisa fazer algo com ele... que se transformou neste artigo e me deixou muito satisfeita. 


"Você pode não conseguir apagar um erro, mas poderá editar e transformar em algo melhor?"

Que todos nossos erros se transformem em algo melhor e possa especialmente inspirar e ajudar outras pessoas.

Até a próxima!


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Que tal visitar uma feira de negócios?

Imagem: Anhembi
As feiras de negócios em geral são uma forma organizada que as empresas tem de expor sua marca, produtos ou soluções. Algumas são abertas ao público, enquanto outras são limitadas a convidados. 





Eu particularmente fui incentivada a participar destes eventos desde cedo... lá na primeira empresa onde comecei como compradora aos 20 anos. Eu era direcionada a sair cedo, munida de cartões de visita, o meu bip (que era a tecnologia mais comum naquela época) e muita vontade de conhecer e explorar o que tinha no evento. 

Algumas vezes ia sozinha, outras acompanhada por colaboradores de outros setores, mas sempre com meus objetivos muito bem traçados para poder aproveitar ao máximo a visita. 

Como sempre trabalhei muito próximo ao chão de fábrica, buscava além de matérias-primas e embalagens, também procurava novidades em máquinas, equipamentos, acessórios... enfim, me entusiasmava com cada novidade que tinha a oportunidade de conhecer. 

Era um privilégio poder trazer novidades para a empresa e ver que aquilo ia agregar algo positivo a organização, uma grande satisfação também era conhecer novos fornecedores, com oportunidades e vantagens que poderiam favorecer os nossos custos ou melhorar a qualidade de nossos produtos.

Imagem: Google
O ano de 2016 esta recheado de eventos atrativos para profissionais de todas as áreas e independente do que sua empresa procura ou pretende apresentar, as feiras são sem dúvida excelentes para:  

- Fazer Networking;
- Descobrir novos fornecedores;
- Conhecer novas marcas e produtos;
- Pesquisar novidades e soluções modernas;
- Fidelizar e ficar mais próximo dos seus clientes;
- Melhorar a comunicação ou a imagem corporativa;
- Lançar produtos e se destacar diante dos concorrentes; 
Ou realizar tantas outras ações de melhoria para o seu negócio. 


Já participei dos dois lados de uma feira: como visitante e como expositor e sei que um evento com essa proporção, por menor que seja seu espaço, é visto como um grande espetáculo e precisa de muito comprometimento para que seja bem sucedido, então acredite que as pessoas que estão ali estão preparadas para dar um show de conhecimento e apresentar soluções que podem ir de encontro com o que você procura.

E sua empresa, estimula seus profissionais a participarem desse tipo de evento? 

Se ainda não, esse pode ser o seu momento de começar e abrir as portas da sua empresa para que a inovação possa entrar, para que novas idéias possam ser compartilhadas e para que os profissionais possam interagir com o mercado e amadurecer mais.

Se você ainda não preparou sua agenda não tem problemas, vou deixar aqui um três links para que você possa encontrar o que melhor se encaixa a sua necessidade e se manter informado sobre as novidades. 

Aproveitando que, como dizem: "O ano só começa depois do carnaval", então chegou o momento de se programar para as feiras de 2016.

Expo feiras: 
http://expofeiras.gov.br

Aconteça.com:
http://www.acontecaeventos.com.br/calendario-eventos-feiras-2016-sao-paulo.php

Sebrae:
https://atendimento.sebrae-sc.com.br/cursos-e-eventos-presenciais

Portal eventos:
http://www.revistaeventos.com.br/Feiras/96

Sucesso e bons negócios!