quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A logística e a missão de encantar o cliente

Imagem: Google
Estamos vivendo um momento de muitas mudanças e para se manter em um mercado tão competitivo é necessário se atualizar e criar estratégias assertivas que atendam a necessidade dos nossos clientes.

Quando um individuo resolve pesquisar um produto para compra, seu foco inicial pode até ser preço baixo, mas o fator decisivo para sua efetivação é a satisfação. 

Hoje podemos afirmar que a satisfação que o cliente busca não esta somente no produto e sim na forma com que ele é vendido e entregue. 

Quando o comprador inicia sua busca por algo, ocorrem algumas fases que não terminam quando ele confirma o pagamento, pois não são em todos os casos que ele pode levar o produto no ato da compra.

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Quando a entrega é posterior a compra, uma expectativa é alimentada até a chegada do material e por mais que esse pareça um caminho curto... para o cliente não é.

Muitas empresas investem fortemente em sua equipe comercial ou em uma impecável e-commerce para fechar um grande volume de vendas, mas no momento de enviar o material ocorrem falhas que deixam seu cliente insatisfeito e todos esses investimentos vão por água abaixo.

Conforme o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor): "O atraso na entrega de um produto caracteriza descumprimento da oferta e o consumidor pode inclusive desistir da compra, com direito a restituição da quantia paga, incluindo o valor do frete, até eventuais perdas e danos".

Infelizmente isso tem ocorrido muito em empresas que não dão o enfoque necessário para ao gerenciamento logístico e seus resultados são ineficientes. 

A logística esta em todos os lugares, mas muitas pessoas ainda a limitam ao setor de transportes. 

O gerenciamento logístico é imprescindível para possamos sincronizar todos setores da empresa, aproximando o perfeito entendimento das necessidades do cliente e criando um laço de parceria e confiança, e como no mercado os produtos estão ficando muito parecidos, cada vez mais o cliente busca níveis de desempenho mais elevados e se você ainda não integrou a logística como deveria na sua empresa, pode estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar o relacionamento com seus clientes.

Pense nisso.

Fonte: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/atrasos-na-entrega-de-compras-online-direitos-dos-consumidores-devem-ser-assegurados

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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.