terça-feira, 29 de março de 2016

Selando parcerias de sucesso

Imagem: Google
Parceria é a reunião de indivíduos para alcançar um ou mais objetivos em comum e essa pode ser a chave para o seu sucesso.


A parceria é uma das práticas mais antigas no mundo corporativo e ultimamente não se fala em outra coisa. Startups, microempreendedores, autônomos, pequenas, médias e grandes empresas... todos já entenderam que as parcerias se tornaram algo essencial em todos os setores. 

Existem várias oportunidades de fechar parcerias através de relacionamentos que ambos se beneficiem, é o que chamamos de relação ganha-ganha e que pode ser selada com seus fornecedores, grupos com objetivos em comum, concorrentes, etc.

É maravilhoso quando você colhe os benefícios de uma parceria de sucesso, mas não se engane, você precisa se atentar a alguns pontos para evitar problemas.

Vou deixar aqui algumas dicas que vale a pena lembrar ao fechar seus próximos negócios:

1) Quem é o seu parceiro? conheça bem o seu possível parceiro. É muito importante se certificar que ele tem os mesmos princípios que você e trabalha com a mesma seriedade, assim você evita associar seu nome ou de sua empresa em situações indesejadas. Cuidado com aquele amigo do amigo que aparece do nada prometendo ser a solução para os seus problemas. O ideal é criar um procedimento padrão para homologação de novos parceiros.

2) Por quê fazer a parceria? entenda o que você pode dar e o que você precisa receber nesta parceria. Seja claro e peça transparência para que os acordos possam ser selados sem dúvidas para ambas as partes. 

3) Harmonia entre as partes: o sucesso das parcerias exige harmonia nas negociações, seu parceiro e você precisam estar seguros e caso necessário, não hesite em propor um contrato para formalizar e deixar claro a função de cada um. Não esqueça de definir o período de vigência da parceria.

4) Surpreenda: muitas parcerias não chegam ao sucesso porque um dos lados fica esperando que o outro entregue o que foi prometido primeiro e isso não é bom. Seja o mais ético possível e mostre do que você é capaz, pois caso seu parceiro não cumpra o que foi prometido e seja necessário romper a parceria, ele irá lamentar muito em ter perdido um parceiro como você.

5) Avalie o desempenho: toda parceria passa por uma fase de adaptação e após isso é o momento de avaliar se tudo ocorreu conforme esperado, alinhar a comunicação, fazer os ajustes necessários e traçar novas metas.

Não se sinto só nesse momento de crise, pois o cenário atual é bem propicio para formar parcerias de sucesso, invista nessa ideia e bons negócios.








terça-feira, 22 de março de 2016

O maestro e o líder corporativo


Imagem: Maestrina Cibele Sabione - Folha de SP
Algumas vezes ouvi falar sobre a semelhança de um maestro e um líder, mas só depois de algum tempo eu pude entender a essência dessa comparação e através dela eu te faço um convite para avaliar a qualidade de sua gestão.



Primeiramente vamos entender a diferença de regente e maestro:

- Regente: é o condutor de um grupo musical, sua função é organizar as estruturas sonoras, nuances, solos... enfim, ele é o responsável em ler a música e transmitir aos músicos sua função dentro dela.

- Maestro: é o mestre do grupo de músicos e sua função é gerir toda equipe, inclusive o regente.

O maestro faz a gestão de sua orquestra, assim como o líder faz de sua equipe e ambos tem a função de apresentar resultados harmoniosos, que agradem a exigência do seu público alvo. 

Se você observar bem, a cada novo "concerto" a capacidade do maestro é reavaliada, pois os méritos do passado não são suficientes para manter a orquestra no topo e o esperado é sempre que ela se supere, tarefa essa que não é nada fácil.

Você pode observar que uma das principais características de um maestro que conduz uma equipe de sucesso é a paixão pelo que faz e a incansável vontade de manter a sinergia e a integração entre o grupo. 

Ele sempre esta preparado para dizer algo: como o que fazer, o que não fazer, o caminho a seguir ou onde algo pode ser melhorado. 

Ele precisa estar alinhado no ato gerir estas pessoas e estar preparado para ouvir, não apenas os sons, mas também o silêncio, pois pessoas não dizem apenas através da fala, elas também dizem algo quando se calam e isto é evidenciado pela sua percepção.

Durante a preparação de uma orquestra de alta performance o maestro precisa ter coragem para desafiar, conduzindo a todos a equilibrar sua capacidade técnica a comportamental, se adequando as regras e posturas e extrair o melhor de seus instrumentos de trabalho com o objetivo de atingir o tom ideal.

Hábil ao se comunicar, o maestro usa sua voz, que tranquiliza, prioriza, envolve, motiva e corrige quando necessário. 

As vezes o líder precisa trocar os papéis e de vez em quando deixar sua batuta de lado e tomar outro posto, se colocando no meio de sua orquestra para buscar um outro ângulo, outra percepção, identificando sons que muitas vezes são imperceptíveis da sua posição.

Como diz a maestrina Rita Fucci: O maestro não só comanda... o maestro inspira pessoas.

Então que tal ouvir o som da sua gestão e avaliar se ela tem se aproximado a dos grandes maestros e se realmente tem produzido melodias dignas de um "Gran Finale"?

Vamos compor nosso melhor a cada dia.

Nós queremos e nós podemos.

Fonte: Conservatório DigitalCBN/Youtube