Imagem: Maestrina Cibele Sabione - Folha de SP |
Primeiramente vamos entender a diferença de regente e maestro:
- Regente: é o condutor de um grupo musical, sua função é organizar as estruturas sonoras, nuances, solos... enfim, ele é o responsável em ler a música e transmitir aos músicos sua função dentro dela.
- Maestro: é o mestre do grupo de músicos e sua função é gerir toda equipe, inclusive o regente.
O maestro faz a gestão de sua orquestra, assim como o líder faz de sua equipe e ambos tem a função de apresentar resultados harmoniosos, que agradem a exigência do seu público alvo.
Se você observar bem, a cada novo "concerto" a capacidade do maestro é reavaliada, pois os méritos do passado não são suficientes para manter a orquestra no topo e o esperado é sempre que ela se supere, tarefa essa que não é nada fácil.
Você pode observar que uma das principais características de um maestro que conduz uma equipe de sucesso é a paixão pelo que faz e a incansável vontade de manter a sinergia e a integração entre o grupo.
Ele sempre esta preparado para dizer algo: como o que fazer, o que não fazer, o caminho a seguir ou onde algo pode ser melhorado.
Ele precisa estar alinhado no ato gerir estas pessoas e estar preparado para ouvir, não apenas os sons, mas também o silêncio, pois pessoas não dizem apenas através da fala, elas também dizem algo quando se calam e isto é evidenciado pela sua percepção.
Durante a preparação de uma orquestra de alta performance o maestro precisa ter coragem para desafiar, conduzindo a todos a equilibrar sua capacidade técnica a comportamental, se adequando as regras e posturas e extrair o melhor de seus instrumentos de trabalho com o objetivo de atingir o tom ideal.
Hábil ao se comunicar, o maestro usa sua voz, que tranquiliza, prioriza, envolve, motiva e corrige quando necessário.
As vezes o líder precisa trocar os papéis e de vez em quando deixar sua batuta de lado e tomar outro posto, se colocando no meio de sua orquestra para buscar um outro ângulo, outra percepção, identificando sons que muitas vezes são imperceptíveis da sua posição.
Como diz a maestrina Rita Fucci: O maestro não só comanda... o maestro inspira pessoas.
Então que tal ouvir o som da sua gestão e avaliar se ela tem se aproximado a dos grandes maestros e se realmente tem produzido melodias dignas de um "Gran Finale"?
Vamos compor nosso melhor a cada dia.
Nós queremos e nós podemos.
Fonte: Conservatório Digital, CBN/Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.