domingo, 22 de março de 2015

Qual o seu gargalo no abastecimento?

Resultado de imagem para logistica engraçadaDo que adianta investir pesado em uma equipe de vendas ou turbinar seu e-commerce se o abastecimento de sua empresa não tem sido eficiente?





Essa é uma preocupação que tira o sono de muitos empresários, que após verem a multiplicação dos pedidos confirmados, entram em desespero, até que os mesmos sejam atendidos.

Resultado de imagem para gargalos na logistica das estradasAtualmente somos obrigados a conviver com as dificuldades que os grandes centros urbanos nos impõe e os inúmeros gargalos existentes em todo Brasil, porém conviver com gargalos no abastecimento da sua empresa, é o mesmo que ativar uma bomba relógio - uma hora, irá explodir.

Entender que um gargalo representa um custo para a empresa é fundamental, pois aos poucos ele pode levar pelo ralo seus lucros e seus clientes.

Identificar os gargalos no abastecimento é um desafio, cujo profissional só conseguirá solucionar se estiver alinhado com as informações que envolvem todo processo.



Os gargalos mais comuns no abastecimento:

Layout - Nos casos de aumento na demanda ou linha de produtos, se não houver uma reavaliação do espaço físico, possivelmente começarão problemas e o ritmo da movimentação de pessoas e produtos passa a ser mais lento e as falhas inevitáveis. 
Rever o layout neste caso, passa a ser prioridade.

Outsourcing - Pode ser uma boa opção na área de abastecimento, mas não basta ter know-how no segmento, o terceirizado é uma extensão da empresa que o contratou.
Por isso, ao firmar contrato com transportadores, operadores logísticos e outros é importante deixar claro os objetivos do negócio e a politica em relação ao atendimento ao cliente.

Fornecedores - Os indicadores são a melhor opção para acompanhar o índice de fornecimento e caso seja evidenciado queda no desempenho do fornecedor, entre com plano de ação emergencial, antes de seja tarde.

Pessoas - Basta uma maça podre na cesta para criar um grande estrago em pouco tempo, por isso treinar, avaliar e participar das dificuldades da equipe, fortalece a união e contribui para formar times campeões.

GAPs:  São as divergências que ocorrem dentro de um processo que envolve empresa e cliente externo. Estas divergências podem estar na comunicação com o cliente, no atendimento do pedido, na especificação do produto, entre outros. Ao identifica-los, devemos realizar analise e gestão, afim de extingui-los e implantar melhorias.

Resultado de imagem para indicadoresIndicadores - São extremamente importantes, mas se desatualizados podem engessar o processo e camuflar informações relevantes.

Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para ajuda-lo a identificar gargalos, busque a melhor opção 
e elimine-os o mais breve possível.

Desenvolva, crie indicadores operacionais afim de melhorar o controle, a qualidade e a confiabilidade das informações.

O bom trabalho no abastecimento demostra para o cliente a seriedade da empresa e a importância que ele tem para ela.

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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.