Os KPIs (Key Perfomance Indicator), também conhecidos como Indicadores de desempenho, são as ferramentas ideais para fornecer os dados que você precisa, afim de identificar como anda a eficiência de um determinado processo.
Montando o seu KPI:
1) Identifique o que deve ser medido (lembre-se que as expectativas dos clientes são ótimos indicadores);
2) Colete informações com os envolvidos no processo;
3) Treine sua equipe e conscientize-os em relação a importância nas informações que serão fornecidas;
4) Revise sempre seus indicadores para não engessar o processo;
6) Utilize a medição para implementar melhorias.
Algumas sugestões mais utilizadas nos processos logísticos:
KPI's para Movimentação e armazenagem
- Acuracidade de inventário: mede a diferença entre os estoques físico e contábil;
- Nível dos estoques: mede quantos dias em % de vendas tem de estoque de cada item;
- Faltas no estoque (também conhecido como Stock Out): mede as vendas perdidas por falta de estoque;
- Utilização da capacidade: mede o percentual de utilização dentro do armazém.
KPI's para Transportes
- Percentual custo de frete por modal: mede a variação do custo do frete nos diferentes tipos de modais utilizados. Ex: aéreo, rodoviário, ferroviário, marítimo, etc.
- Percentual de não conformidades: mede o percentual de não conformidades que geraram reclamações, devoluções e notificação do cliente. Ex: avaria de carga, atraso na entrega, nota fiscal com divergência em relação ao pedido, problemas na qualidade e outros;
- Satisfação dos clientes: mede resultado de pesquisa de satisfação dos clientes (podem ser internos e externos).
KPI's para Compras
- Savings insumos: mede a evolução do custo de compra de um determinado produto;
- Prazo de pagamento: mede o total de compras por condições de pagamento;
- Lead time de fornecimento: mede o tempo médio para reabastecimento de produtos no estoque;
- Índice de fornecimento: evidencia a evolução na qualidade do fornecimento dos parceiros homologados.
Empresas que tem como foco a melhoria dos processos, conseguem se destacar, obtendo mais vantagens competitivas.
Tire proveito dos benefícios desta ferramenta você também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.