sábado, 22 de agosto de 2015

Zele pela sua reputação




Imagem: Arquivo Google
"Resolvi trazer o orçamento pessoalmente, pois tenho um presentinho para você."





Em meio ao expediente e uma relação enorme de itens para comprar, a recepcionista avisa que você tem uma pessoa te aguardando na recepção.


Era aquele fornecedor novo que veio sem avisar e trouxe pessoalmente aquele orçamento que você esperava por e-mail.

Você se encaminha á recepção para atende-lo e o encontra com um sorriso enorme no rosto e um pacote pacote caprichosamente embrulhado.

Todo entusiasmado o vendedor o cumprimenta e diz que resolveu trazer o orçamento pessoalmente porque tinha um presentinho para selar o inicio de bons relacionamentos comerciais.


E você? Como reagiria em uma situação como essa?

No Brasil, considerado um dos países mais corruptos do mundo, a falta de credibilidade de alguns profissionais tem crescido muito. 

No mundo corporativo, existem muitos vendedores que tentam a todo custo "conquistar" seus clientes e profissionais dos mais diversos setores que tem o hábito de pedir benefícios pessoais para fechar negociações e com a intenção de mudar essa cultura, a maioria das empresas acabam implantando seu código de conduta, que estabelece princípios éticos e direciona os profissionais nas relações internas e externas, garantindo dessa forma a condução de negociações éticas com todos públicos.

Em negociações comerciais o comportamento anti-ético pode levar a vendas imediatas, mas esta é uma situação temporária, pois o profissional que aceitou o seu suborno, com certeza irá buscar novas propostas de seus concorrentes ou vai acabar sendo descoberto e consequentemente perderá seu posto.

Mas e se a empresa não possui um código de conduta, como agir em situações como essa?

Tenha bom senso. Todos nós temos consciência do que é certo e do que é errado e estabelecer um relacionamento comercial pautado em interesses pessoais, não é exatamente uma atitude que se espera de qualquer profissional.

Se você foi pego de surpresa com um presente, seja gentil, mas não abra de forma alguma no momento que recebeu. 

Agradeça, dê uma desculpa para não abrir naquele momento e conduza a conversa com foco em sua necessidade (compra, contratação de serviços, manutenção ou outros) e aproveite o momento para tirar suas duvidas de forma breve e finalizar a conversa.

Após o vendedor ir embora e você concluir a analise dos orçamentos, envie um e-mail ao fornecedor agradecendo sua participação, informando a sua colocação na negociação e solicite que melhore as condições nas próximas consultas (caso não seja com ele que você irá fechar) e aproveite para fazer um breve agradecimento pelo presente. 


Manter a harmonia nas negociações é importante, quer seja dentro na empresa, em um evento, almoço de negócios ou em qualquer outra circunstância, mas sempre de forma ética e respeitando os limites de seus parceiros comerciais.

Lembre-se: são suas atitudes que irão pouco a pouco construindo a reputação que te acompanhará por toda sua carreira.

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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.