segunda-feira, 13 de abril de 2015

Caro líder, você se considera bom no volante?



Meu pai, hoje aposentado, foi motorista particular durante décadas. Dirigindo carros sempre modernos e conduzindo pessoas importantes, sempre nos despertou grande orgulho em vê-lo ao volante. Quando começou a me ensinar " a arte da direção", fiquei surpresa com as recomendações:


- Sente-se, ajeite o banco, os retrovisores e coloque o cinto;
- Visualize seu trajeto, sua missão e tenha postura ao volante; 
- Siga com a visão do seu caminho e as informações necessárias;
- Nunca esqueça do seus valores: respeite o próximo;
- Cuidados com o que pode tirar sua atenção;
- Aprenda que sons e ruídos diferentes são sinais de algo errado;
- Conheça e descubra cada característica do seu veiculo e aprenda a extrair dele o melhor desempenho e principalmente...
... Nunca pense que você é bom no volante, pois você pode melhor a cada dia. 




Resultado de imagem para dirigindo na chuvaÉ interessante, mas hoje pela manhã, enquanto eu seguia meu trajeto e fazia uma analise sobre liderança, veio a minha mente a pergunta que ele sempre fazia:
Você já se considera bom ao voltante? 

O líder quando "pega a direção" de um trabalho, precisa estar alinhado a missão, visão e valores da empresa. 

Para que este líder possa formar uma equipe de alta performance, deve estar focado na melhoria dos processos, apto a fazer ajustes com rapidez, aberto a novas tecnologias e técnicas,  se envolvendo com seu time e exercendo a habilidade de inspirar sua equipe a se autodesenvolver.

Uma equipe de alta performance é capaz de produzir resultados diferenciados: com menor tempo, qualidade e perfeita entrega de valor. 

Equipes com esses resultados, são extremamente competentes e tem um grau de comprometimento elevado.

Mas para isso o líder precisa estar atento a ruídos e ter cautela com o que pode tirar sua atenção. 

É importante estar preparado para todo tipo de estrada e acreditar na capacidade de "dirigir" sob sol forte, neblina, chuva e granizo.

É responsabilidade do líder a gestão do capital humano em sua equipe: contratando, treinando, definindo o papel de cada colaborador, demitindo, dando feedbacks positivos ou negativos e promovendo conhecimento. 

São muitos os desafios para os lideres de hoje, mas o exercício, deve ser diário, mesmo com todos os obstáculos que podemos encontrar pelo caminho.

Faça uma análise SWOT* sobre a sua gestão, Sun Tzu já dizia em seu livro, "A Arte da Guerra": Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se das ameaças".

Eu gosto de me lembrar, que mesmo sendo habilitada a anos e sendo "boa no volante", eu sempre posso melhorar.
E você? Como esta no volante?



lente
* Análise SWOT: Ferramenta utilizada para analise de ambiente/ cenário, também conhecida como lente para miopia, pois ajuda a enxergar as falhas e fraqueza que muitas vezes ficam escondidas. Hoje, é também muito utilizada como grande aliada na vida profissional.

Um comentário:

  1. Andréa, Muito Bom !

    Fico de fato feliz da forma como você consegue abordar um tema complexo do mundo corporativo de forma tão simples; pois é esta sensibilidade que cada vez mais irá retratar uma gestão e uma liderança moderna.
    A utilização de ferramentas tais como análise Swot, bem como, ter as métricas do negócio, visando a geração de indicadores para tomada de decisão são cada vez mais decisivas para sermos assertivos. E como bem relata, estar ao volante é ter a responsabilidade e preocupação com seus passageiros, que na verdade são o que realmente importa. Empresas com patrimônio imenso e morrendo, pois ainda não entenderam que de nada vale também todas estas ferramentas, se não ter a sensibilidade do que é estar ao volante e de entender que de fato o maior patrimônio de uma organização são as pessoas.

    Parabéns.

    Alexandre
    Diretor de Franchising e Operações
    GRUPO Id Holding

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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.