quinta-feira, 16 de abril de 2015

Negociações saudáveis e sem guerra





Quando você pensa na reunião com seu cliente, fornecedor, colega de trabalho ou seu chefe, é este o cenário que lhe vem a mente? 




Coloque suas armas no chão, pois existem estratégias para que você realize uma reunião saudável e cultive um bom relacionamento com seu parceiro, sem desgastes, discussões ou bate boca.

A comunicação é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje, tanto do ponto de vista pessoal como do profissional e no ambiente organizacional, utilizada de forma eficiente, contribui para que boas negociações sejam seladas.


Quando nos comunicamos, emitimos sinais, e esses sinais revelam ás pessoas como nos sentimos em relação a determinada situação, e isso pode ser muito bom, pois sinais positivos nos valorizam, são como uma marca pessoal. Porém, eventualmente, podemos emitir sinais negativos, e estes merecem tanta atenção quanto os positivos, pois podem passar as pessoas, uma imagem inadequada a nosso respeito e por esse motivo, precisam ser trabalhados.

- Os sinais podem ser transmitidos através de 3 características:


Postura corporal: a forma com que você se coloca diante do seu interlocutor, demonstra como esta se sentindo naquela situação. O ideal é se colocar na posição frontal, com uma postura ereta e confortável, demonstrando que você esta absolutamente seguro sobre o que você vai falar, mas sem exageros, para não parecer arrogância.



Resultado de imagem para coach profissionalGestos e expressões: eles costumam acontecer de forma natural, mas são recursos que podem ser usados para valorizar a conversa, sem exageros e sempre buscando harmonia no dialogo. Arregalar os olhos, bocejar, franzir a testa, são exemplos de expressões negativas e que devem ser evitadas.


Resultado de imagem para executivos negociandoA fala: a voz tem grande importância na condução de um dialogo e sua evolução muitas vezes transcorre de forma intuitiva. É importante usar um tom adequado, usando um timbre harmonioso e observando se esta sendo bem entendido pelo interlocutor. 
Um dos recursos da fala muito usado e que valoriza a comunicação é a enfase, que pode contribuir para um valorizar alguns pontos da mensagem. 

A comunicação eficiente é a melhor aliada em uma negociação, onde você precisa convencer o outro lado e não fazer um inimigo, onde você tem o objetivo claro de resolver e apaziguar a situação, sem abalar o relacionamento.
Muitas vezes, em casa, com fornecedor ou cliente, acabamos perdendo a paciência e agindo de forma inadequada, por isso o controle das emoções é imprescindível.


Dicas para negociações saudáveis:

1) Prepare-se: sua argumentação precisa estar baseada em fatos, estatísticas e exemplos, pois fica mais difícil para o outro lado discordar diante deles, como diz o ditado: Contra fatos, não há argumentos.

2) Respeite seu adversário: deixe seu adversário falar, não interrompa, não levante a voz, não aponde o dedo e quando você tiver que discordar dele em algo, seja educado.

3) Assuma quando estiver errado: se perceber que esta errado, tenha a humildade de reconhecer, peça desculpas, talvez você não tenha conseguido ter acesso a todas as informações e isso contribuiu para uma interpretação errônea. Acredite, as pessoas o respeitarão ainda mais quando perceberem que você assume o que faz.

4) Evite provocações: você não precisa atacar quando alguém o provoca, use o seu jogo de cintura e se couber, use o bom humor para lidar com situações desconsertantes.

5) Mantenha o controle da situação: se encontrar uma pessoa que fala muito e não o deixa falar, escute-a e estude sua argumentação, e com certeza você identificará um ponto falho, então peça que ele explique melhor aquele ponto, e ele se sentirá observado e perceberá que precisa falar menos pois estará expondo pontos falhos e pode se complicar. Se mesmo assim a pessoa continuar falando demais, relacione os pontos importantes e diga que só conseguirá ajuda-lo se tais pontos forem discutidos e envolva-o com a sua argumentação. Agora se mesmo assim a pessoa continuar falando e gritando como se fosse infartar, ofereça uma água, um café, diga que esta preocupado com sua reação e faça-o perceber que esta sendo inconveniente. Use de diplomacia, sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.