Um líder de sucesso precisa ter know-how, ser comunicativo, criativo, saber lidar com pessoas, treina-las, motiva-las, ouvi-las, dar feedback, tomar decisões
e principalmente saber delegar.
Uma das principais habilidades que as organizações esperam de um líder é que ele saiba delegar, e esta pode ser uma tarefa muito desafiadora, pois envolvem pessoas, e pessoas são diferentes umas das outras.
Certo dia, conversando com um cliente, ouvi um comentário intrigante:
- Meus líderes não delegam, ele "delargam" as tarefas sobre seus subordinados.
Isso é algo lamentável, mas retrata o perfil de muitos lideres nos dias de hoje, que em sua rápida passagem pelas organizações, desmotivam e entediam profundamente
suas equipes.
A capacidade de distribuir a tarefa certa para a pessoa certa é o que diferencia um líder experiente de um líder inexperiente.
Delegar tem a ver com percepção de competência, por isso um bom líder é atento a sua equipe.
Uma boa opção é identificar a fase em que cada colaborador se encontra em relação a equipe,
dividindo-os em estágios.
Alguns colaboradores novos de casa ou os anciões que se sentem desmotivados, necessitam que as tarefas sejam distribuídas de forma mais lenta e com acompanhamento.
Através desse acompanhamento o líder terá a oportunidade de conhecer seu time, transmitindo segurança (não dependência), de forma a proporcionar um amadurecimento, para que esse indivíduo se torne capaz de realizar tarefas, se mostre criativo, se sinta apto a contribuir com novos projetos e se torne capaz de também delegar. Esse é o momento de identificar se o colaborador esta disposto a crescer com a equipe e evoluir profissionalmente.
Lamentavelmente, há casos em que o colaborador não evolui conforme o esperado e nesses casos, é interessante dar um feedback e analisar o interesse de se manter na equipe.
Para qualquer negócio dar certo, um bom gestor não deve ser um gargalo, ele precisa saber delegar tarefas e dar autonomia aos colaboradores, agilizando as ações e dando oportunidade de crescerem na organização, rumo e unir o crescimento profissional e pessoal.
Cautela ao delegar nas seguintes situações:
- Se o projeto for urgente: a urgência na realização de alguns projetos, pode dificultar que sejam distribuídos, devido ao tempo ou a complexividade dos mesmos, mas não impedem que seja compartilhado com alguém de sua confiança, para que na próxima oportunidade, o líder tenha condições de delegar esta tarefa.
- Se você não puder esclarecer dúvidas: delegar não significa se distanciar da equipe. O líder precisa estar disponível para orientar, esclarecer dúvidas e ouvir opiniões.
- Se o líder for novo na equipe: sair delegando sem conhecer a equipe não é prudente, faça isso aos poucos e se organize para que você consiga orientar e acompanhar a evolução bem de perto.
Para uma equipe motivada, a melhor coisa a fazer é delegar novos desafios, ou seja, delegar projetos que exigem competências maiores que cada colaborador possui.
Esses desafios devem ser estendidos ao próprio líder, estabelecendo desafios maiores que suas habilidades.
Um líder que possui a capacidade de delegar é como um maestro que conquista a sintonia perfeita. Obtém resultados de qualidade, maior produtividade e utiliza a melhor maneira de desenvolver sua equipe.