Recentemente o empresário e comunicador Silvio Santos, conseguiu surpreender a todos, ao veicular em uma revista seus votos de parabéns pelos 50 anos da Rede Globo. Qual é a sua impressão em relação a essa ação?
É indiscutível que a ideia foi ousada, e a executiva Priscila Stoliar, gerente de marketing do SBT, avaliou esta ação como positiva, dizendo em entrevista: "A boa concorrência contribui para o aprimoramento, e a Rede Globo merece todo respeito e admiração da equipe do SBT".
Fonte: http://www.revistamktnews.com/2015/04/sbt-cria-anuncio-para-parabenizar-globo.html
Independente das intenções desta ação, você tem que concordar, Silvio Santos mostrou o quanto é criativo e capaz de inovar e inovação é a palavra do momento.
A inovação não significa apenas criar algo novo, mas sim criar novas possibilidades e novos valores, mostrar ao seu publico que você esta antenado no que é sucesso e trabalha para melhoria da sua marca.
Atualmente, vivemos um cenário, onde a concorrência é acirrada, onde quem precisa adquirir um produto ou serviço tem grande poder de barganha em suas mãos e uma série de opções, mas só uma dela será a escolhida.
Podemos ver grandes exemplos dessa acirrada concorrência no comércio de São Paulo:
- A Consolação dos lustres;
- A Santa Ifigênia dos eletrônicos;
- A Teodoro Sampaio dos instrumentos musicais;
- A José Paulino das fashionistas e tantos outros caminhos.
Esse espirito de competição tem sido mais agressivo, e acredite, a briga vai ficar ainda mais difícil a cada dia.
E você, como tem se saído em relação ao seus concorrentes?
Independente da sua função no mercado, uma coisa é certa: você tem concorrente(s).
Essa concorrência da qual estou falando, não é apenas entre empresas, mas também entre pessoas, tanto no mercado de trabalho como na vida pessoal, e esse é o seu momento de auto-avaliação, para que você possa analisar se esta preparado para enfrentar a concorrência ser escolhido em meio a multidão.
Sua marca: é ela que diferencia você, o seu produto ou a sua prestação de serviços dos outros. Muitos investem fortemente em sua marca, através do aperfeiçoamento, novas tecnologias e marketing, mas nem sempre os resultados não saem como o esperado.
Então, o que você acha de engrenar um relacionamento sério com a sua marca, colocando na sua filosofia a melhoria continua?
A melhoria continua deve ser realizada rotineiramente, sem grandes impactos, e a grande vantagem das pessoas que investem nesse processo é a inquietação em avançar.
Existem várias ferramentas que podem te ajudar na implementação da melhoria continua: PDCA, KAIZEN, 6 SIGMA, TPM, 5S HOUSEKEEPING, entre outras.
Escolha a que mais se adapta a sua marca e comece já o seu processo de melhoria e fique atendo a algumas dicas importantes:
- Conheça profundamente os seus clientes: esteja próximo dos seus clientes e procure entender o que ele espera do seu produtos/serviços. Esteja disposto a ouvi-lo, pois isso servirá como um termômetro que irá sinalizar o caminho certo.
- Conheça seu(s) concorrente(s): não o subestime, busque o maior numero de informações sobre ele, se mantenha amistoso e implemente estratégias de defesa.
- Descubra o poder da sua marca: entender os motivos que levam algumas pessoas a pagarem salários ou preços astronômicos para satisfazer suas necessidades é muito importante para identificar seu publico, pois muitas pessoas procuram mais que um produto de qualidade, procuram status, admiração, prazer ou um símbolo de sucesso, independente dos valores que terá que desembolsar para te-lo.
- Satisfação do seu cliente: você pode perceber que as marcas mais bem sucedidas são aquelas que compreendem a necessidade dos seus clientes, inspiram desejos e fazem com que eles se sintam mais seguros, confiantes, confortáveis e satisfeitos.
Jornal Nacional - novo formato |
E você, esta pronto para mudar?
Pronto para receber feedbacks?
Bem, eu estou esperando seus comentários sobre a postagem, porque aqui tem melhoria continua no DNA.
Louvável a atitude do Silvio, acho que concorrentes não precisam ser inimigos, do que adianta ele ter uma atitude de repressão a Globo , acho que isso não iria mudar muita coisa, isso mostra o belo profissional que o Silvio sempre foi, confiante e ousado.
ResponderExcluir