Mas esse cenário mudou, e um dos departamentos que mais tem passado por mudanças nos últimos anos é o departamento de compras. De cotação em cotação, o perfil do profissional de compras tem sofrido uma série de transformações, para que este profissional pudesse evoluir no ritmo do mundo.
A explicação para isso é fácil de ser compreendida: com a competitividade em alta, as empresas precisam se adequar a nova realidade do mundo corporativo, garantindo maiores índices de lucratividade. Para isso é necessário reduzindo custos, ampliar o leque de fornecedores, melhorar a qualidade e buscar parcerias saudáveis através da interface com os fornecedores.
Esse profissional precisa gerir de forma eficiente o seu tempo, usando e abusando dos recursos tecnológicos, através da utilização de softwares, aplicativos, realização de reuniões on line, etc.
A tomada de decisões precisa estar alinhada com base nos indicadores atualizados que precisam ser bem interpretados, além da atenção especial as mudanças externas, garantindo que esteja pronto para adotar estratégias de negociação coerentes ás políticas da empresa e ao cenário econômico.
Em algumas organizações, este profissional trabalha ligado ao fluxo de caixa, contribuindo com a saúde financeira da empresa, por isso é fundamental um comportamento idôneo e ético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.