RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia que utiliza equipamentos e sistema de identificação por radiofrequência para rastrear, identificar e gerenciar em tempo real.
Produtos, animais ou indivíduos, localizados sem a necessidade de identificação visual ou contato.
As etiquetas de código de barras necessitam de aproximação do leitor para verificação das informações, enquanto as etiquetas RFID não tem essa necessidade, tendo a capacidade de identificar as informações, mesmo a distância e com funções mais eficientes.
A possibilidade de utilizar essa tecnologia em diversas situações, fez com que ela fosse objeto de pesquisas em vários lugares do mundo e atualmente é utilizada em vários segmentos:
Transportes rodoviário: no controle de tráfego de veículos, pessoal e rastreamento de carga.
Transporte aéreo: utilizado para identificação de bagagens x passageiro ou controle de cargas (inclusive animais).
CDs/almoxarifados e lojas: separação, checagem de estoque nas gôndolas, inventários e carregamento de cargas.
Indústria alimentícia: a etiqueta pode ser utilizada para monitorar a temperatura de produtos perecíveis, garantindo a entrega adequada para condições de consumo.
Bibliotecas: identificação de ativos.
Foto: Reprodução BBC |
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/na-suecia-escritorio-troca-cracha-por-chip-nos-funcionarios
Case de sucesso:
No Brasil, a HP tornou-se referência mundial na implantação de RFID em seus produtos que saem de sua fábrica no Brasil, o que proporcionou uma verdadeira identidade individual, utilizando tags com informações únicas de cada produto, através de um projeto reconhecido como os Top 50 na categoria Innovation Mastery pelo Gerenciamento de Manufatura e Supply Chain com RFDI.
Fonte: http://www.rfid-coe.com.br/_Portugues/CasosDeSucesso.aspx
Apesar de ser relativamente simples, sua aplicação requer soluções especificas para cada caso.
Vantagens:
- Não é necessário contato visual para realizar a leitura;
- A etiqueta pode ser interna no material, caixa, embalagem, etc;
- Capacidade de gravação e armazenagem de dados;
- A leitura não precisa ser frontal, em tese o campo de leitura é um círculo;
- Maior distância de leitura ou seja raio de captura pode ser bem maior;
- Leitura em movimento: tanto da tag, quanto da antena (leitora);
- Lê simultâneamente de várias tags;
- Tempo de leitura menor porque não precisa localizar a etiqueta;
- Facilita a leitura em locais de difícil acesso: altos, apertados, escuros, frios, etc.
- Vida útil maior, pode ser reutilizado;
- Pode ser operado em ambientes hostis: quente, sujos, molhados, insalubres, etc;
- Localizar itens em movimento: pessoas, animais, veículos, ferramentas, etc.
- Pode ser encapsulado em vários tipos de materiais, o que pode tornar mais resistente ao calor, produtos químicos, tintas, umidade, etc
Desvantagens:
- Custo total maior considerando tudo que é necessário: infraestrutura, antenas, leitoras, software para tratamento da informação capturada, desenvolvimento de aplicativos, sistema de comunicação, etc;
- Custo da tag RFID, mesmo sem considerar encapsulamento especial é ainda bem maior do que etiqueta de código de barras.
- O campo magnético de um metal interfere na propagação da onda RF, diminuindo muito a distância de leitura. Para resolver esta questão é necessário encapsular o chip com material especial que aumentam mais o custo da tag.
- Para assegurar grande distância de leitura é preciso usar frequência mais alta (HF ou UHF) dependendo ou não da existência de algum obstáculo entre a tag e a antena, que se traduz em mais custo.
- Em algumas aplicações a etiqueta RFID necessitará que o código gravado no chip seja também impressa no corpo da etiqueta com o código de barras precavendo uma situação em que necessite fazer a identificação visual.
- O código gravado no chip só pode ser lido por uma antena. Significa que se não possuir ou não dispor de uma leitora RFID no momento não tem como identificar o objeto de controle.
- Dependendo do tamanho do chip utilizado, o tamanho da etiqueta fica muito grande tanto no comprimento, largura e altura (espessura). Isto pode dificultar a fixação da tag no objeto, tornar vulnerável, antiestético, etc.
- No projeto RFID é necessário considerar o obstáculo entre a etiqueta e a antena: líquido, água, metal, corpo humano impedem a propagação da onda de rádio, gerando ponto cego, local onde não acontece a leitura RFID.
O RFID esta presente em nossas vidas e muitos projetos estão em andamento. O que mais poderemos esperar dessa tecnologia para o futuro?
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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.