sexta-feira, 26 de junho de 2015

Eu inovo, tu inovas ... e nós precisamos inovar.


Hoje no mundo corporativo existe uma grande busca por profissionais criativos e com grande capacidade de inovação. 
Mas, e você? Se encaixa nesse perfil?




O perfil criativo e inovador é encarado como competências estratégicas essenciais para qualquer área de atuação. As empresas precisam ser mais produtivas, apresentar novas ideias e chegar na frente e isso só será possível através de profissionais de alta performance, que tem capacidade de assimilar com rapidez as informações e de transforma-las em produtos, serviços ou soluções que venham de encontro as necessidades do mercado.

Para que essas pessoas tenham liberdade de criar, inovar e trazer as soluções tão esperadas, as empresas estão revendo suas políticas, seus métodos de gestão e até o local de trabalho. E você, o que tem feito para contribuir...com o seu lado inovador?


Você pode (e muito), contribuir e estimular a criatividade, cultivar boas ideias e usar seu lado inovador para trazer resultados favoráveis, o primeiro passo é querer e estar disposto a "quebrar a cabeça" para que as coisas aconteçam. 

Ser criativo por si só não basta, você precisa acreditar em suas ideias e ter coragem de implementa-las, transformando-as em uma inovação concreta através de soluções, produtos, serviços ou formas de gestão, caso contrário, suas ideias não sairão do papel. Então, arregace as mangas e vamos lá. 

Aqui vão algumas dicas:

1) Tenha foco: não basta estar em uma empresa, fazer parte de uma equipe ou carregar um crachá com um belo título. Se você não se concentrar, dificilmente chegará a algum lugar. Quando se envolver em um projeto, se desligue do resto e se entregue.

2) Se especialize: Se o seu desejo é inovar, você precisa conhecer profundamente o assunto do qual estará trabalhando. Estude, acompanhe as novidades (programe um alerta no Google), participe de debates e ouça pessoas com experiência no assunto, você pode aprender muito com elas, com suas histórias, seus acertos e até com seus erros. 
Quem conhece, tem melhores condições de fazer uma analise crítica e avaliar os resultados.

Resultado de imagem para porque?3) Faça perguntas: Segundo Warren Berger, autor do livro " A more beatiful", perguntas inflamam a criatividade, estimulam o cérebro e ajudam a encontrar novos caminhos.
Inovação não é apenas criar algo novo, mas também descobrir novas formas de fazer coisas antigas.

Resultado de imagem para pense fora da caixa4) Pense fora da caixa: a expressão pensar fora da caixa, significa que você deve olhar a situação de outros ângulos, conversar com pessoas fora da empresa e observar seus concorrentes. 



5) Seja ousado: sabe aquele momento em que você não sabe se vai ou se vai ou se fica? São nessas horas que a insegurança pode colocar tudo a perder. Para que boas ideias possam ter a oportunidade de se destacar no meio de tantas, você precisa apresenta-la, sem medo.

Todos os dias muitas ideias criativas são lançadas no mundo, mas nem todas encontram a ação necessária para transforma-la em inovação.

Fique atento, espante o medo e tome cuidado com as frases e ações inimigas da inovação:

- Inovar é caro: não desista das suas ideias, mesmo que alguém lhe diga que ela não é boa ou que ultrapassou o orçamento. Boas ideias podem (e devem) ser ajustadas conforme necessidade.

- Vou guardar a 7 chaves: manter suas ideias em segredo, pode não ser uma boa solução.  Algumas vezes você perceberá que interagir com outras pessoas pode ser o que faltava para melhorar o desempenho da sua ideia.

- Não quero incomodar: O perfil inovador e criativo é muito importante, mas se você não for persuasivo e ficar imaginando que esta incomodando as pessoas, provavelmente não será bem sucedido. Seja curioso, pergunte, questione.

Enfim, por mais que as empresas estejam mudando as estratégias para estimular as cabeças inovadoras, ninguém melhor do que você para determinar o seu gatilho.

O Sebrae também realiza um trabalho fascinante para empresas e pequenos empreendedores, com programações, programas de rádio, agentes locais e até um "bercário" da inovação, onde disponibiliza cursos de capacitação, consultoria estratégica, laboratório, assessoria jurídica e oportunidade de compartilhar novas ideias através de feiras e workshops.

Informações: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/inovacao?codTema=4

Já pensou o que uma boa ideia pode te render?

Então vá a luta, tenha atitude e acredite...
Resultado de imagem para criatividade

...você esta sim, pronto para inovar.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Era uma vez...

Resultado de imagem para lobo mau e os 3 porquinhos
Imagem: Google
Tenho duas filhas, uma de 6 e outra de 13 anos, e temos o hábito de ler para elas antes de dormirem, e confesso que já improvisei mudanças no roteiro, para abordar determinado assunto e conduzi-las a reflexão.


E hoje, em um tom um pouco mais descontraído, quero deixar uma histórinha, da qual podemos refletir um pouco.

O nome dos personagens foram alterados para resguardar sua identidade.

“Era uma vez uma EMPRESA que conquistou, namorou e casou-se com o bem sucedido EMPRESÁRIO e desse relacionamento nasceu um filho, chamado PRODUTO X

O sonho do EMPRESÁRIO, era que a família se mudasse, com destino a cidade de SUCESSO.

SUCESSO era longe e o caminho estava cheio de CONCORRENTES, o que dificultavam o acesso. E o pior é que SR. PREJUÍZO morava ali por perto.

Mas EMPRESÁRIO não ia desistir de seu sonho, e avaliou o que seria necessário para realiza-lo. Ele teria que montar uma equipe que trabalhasse para construir uma boa reputação para sua senhora, Dona EMPRESA e para seu filho, PRODUTO X.

O EMPRESÁRIO então, contratou uma EQUIPE e 3 LÍDERES, um mais motivado que o outro. PRODUTO X precisa ser conhecido e conquistar CLIENTES.

Os três LÍDERES arregaçaram as mangas, e individualmente, começaram seus afazeres, afim de impressionar o Sr. EMPRESÁRIO.

Resultado de imagem para QUAIS OS NOMES DOS 3 PORQUINHOS- O PRIMEIRO LÍDER acreditava que o PRODUTO X teria êxito se seguisse as mesmas estratégias dos produtos CONCORRENTES, e para isso orientou que ele usasse roupas e tivesse atributos iguais aos produtos, então orientou a equipe para que realizasse o trabalho. 

Como essas informações eram confidenciais, a EQUIPE teve dificuldade em obtê-las e acabou dando um "jeitinho" e com isso deixou o PRODUTO X muito parecido com alguns CONCORRENTES. 

No primeiro dia em que PRODUTO X deu as caras, os CLIENTES se interessaram em conhece-lo, mas devido a algumas deficiências, logo o abandonaram e voltaram aos produtos que já estavam acostumados. Alguns CLIENTES só se aproximaram do PRODUTO X porque as roupas estavam tão parecidas, que fez com que eles se confundissem com o outro produto, mas assim que percebiam as diferenças, voltavam aos produtos conhecidos.  

Em função dessa frágil construção de imagem, a dona EMPRESA acabou ficando vulnerável e SR. PREJUÍZO acabou lhe fazendo uma visita. Foi uma pena, mas dona EMPRESA teve que pagar caro para se livrar dele.

- O SEGUNDO LÍDER usou outra estratégia: vestiu o PRODUTO X com roupas caras, fez divulgação em massa e conseguiu chamar a atenção dos CLIENTES, que resolveram conhecer o PRODUTO X e toda publicidade feita sobre ele, mas devido aos investimentos, os valores ficaram bem maiores que os dos CONCORRENTES e os CLIENTES acharam que não compensava pagar a diferença.

Abalada, dona EMPRESA deixou as portas abertas e o SR. PREJUÍZO aproveitando a situação, sem ao menos pedir licença.

- O TERCEIRO LÍDER que já vinha acompanhando o cenário, realizou um planejamento diferente e reuniu toda EQUIPE e seus 2 colegas LÍDERES, envolvendo todos na construção de uma nova imagem para PRODUTO X

Primeiramente ele definiu que seria importante conhecer o perfil dos CLIENTES e de seus CONCORRENTES. Realizou uma pesquisa e de posse dessas informações e usando a expertise de cada LÍDER, foram abertas viabilidades, ações foram realizadas, procedimentos criados, equipes treinadas e um canal foi disponibilizado para que o CLIENTE pudesse opinar sobre o desempenho de PRODUTO X, chamado: Discuta a relação.

Interagir com  os clientes para identificar novas formas de reduzir custos e dar mais eficiência a PRODUTO X, proporcionou o crescimento que o EMPRESÁRIO esperava e consequentemente ele pode realizar seu sonhos, pois as portas do SUCESSO se abriram.

Novas metodologias foram implantadas e a melhoria passou a ser uma constante. PRODUTO X cresceu e aumentou a família e assim, trabalhando em equipe, eles foram muito bem sucedidos, e viveram felizes, mesmo em tempos de crise."

Resultado de imagem para lobo mau e os 3 porquinhosSeja você também um personagem de transformações aí na sua empresa. Invista na qualidade e no bom relacionamento com o CLIENTE e lembre-se que ninguém pode realizar tudo sozinho, precisamos delegar e aproveitar ao máximo as competências de cada um, deixando o Sr. PREJUÍZO do lado de fora de nossas histórias. Desta forma fica até fácil cantar: 
Resultado de imagem para notas musicais


                                 - Quem tem medo do Sr. Prejuízo...







sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos


Resultado de imagem para sustentabilidadeA algum tempo atrás, falar sobre SUSTENTABILIDADE era assunto restrito as grandes organizações, mas face aos impactos ambientais que tem afetado o mundo e o meio ambiente, este tema passou a ser um assunto obrigatório em todos os segmentos.

Até hoje temos poucas leis que obrigam as empresas a aplicarem regras sustentáveis em seus negócios, porém, elas tem tido grande cobrança por parte dos Stakeholders, denominação dada aqueles que tem expectativas em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece e tem cobrado a prática de uma Gestão Empresarial Sustentável. Eles podem ser os acionistas, investidores, consumidores, colaboradores, comunidade, governo ou outros. Em resposta a essa cobrança, as empresas caminham em direção a sustentabilidade.



People, Planet, Profit

Através do "Tripé da Sustentabilidade", (conhecido também em inglês como 3 Ps - People, Planet and Profit ou em português PPL - Pessoas, Planeta e Lucro), fica fácil entender os objetivos dessa missão e compreender que todos os lados são igualmente importantes e devem interagir em harmonia para atender o conceito.

Existem alguns sistemas formais utilizados para gestão ambiental, dentre eles, creio que o mais conhecido é a NBR ISO14001.

A empresa que decide implementar essa gestão,  estabelece políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que asseguram a saúde e segurança das pessoas no trabalho e a proteção ao meio ambiente. Neste cenário de implementação, a empresa deverá comunicar sua política ambiental, seu código de conduta e suas expectativas.



A sustentabilidade deve ser inserida em todos os setores da empresa, mas quero falar em especial sobre a cadeia de suprimentos, pois tem se tornado um gerador de vantagem competitiva.


A importância do mapeamento e gestão de riscos ambientais dentro da cadeia de suprimentos é cada vez mais evidente, pois uma reputação comprometida por práticas inadequadas pode ser fatal. 

No inicio, esta iniciativa envolve investimentos, que a longo prazo se transformarão em benefícios e irão garantir o bom posicionamento da empresa diante da concorrência. 


Em COMPRAS, é necessário realizar um programa de gestão de fornecedores, onde a empresa busque conhecer o desempenho de seus parceiros antes de implantar medidas e incentivar a consciência verde, afim de adequar os critérios de sustentabilidade para o processo de aquisição, de forma ética e responsável.

Na LOGÍSTICA REVERSA,  o processo de retorno de determinado produto (ou parte dele) para o canal de distribuição, contribui com a redução de impactos ambientais, fazendo com que o produto, ou parte dele, possa ser reciclado, evitando assim, o consumo de novos materiais, contribuindo com a redução nos custos.

No setor de TRANSPORTES, é imprescindível a realização de programas de manutenção dos veículos da frota própria, monitoramento da emissão de poluentes, cuidados com o transporte de produtos perigosos,  entre outros.

PESSOAS COMO DIFERENCIAL

Resultado de imagem para sustentabilidade empresarialExistem uma série de ações que podem ser realizadas para implementar a Sustentabilidade eficaz na cadeia de suprimentos,mas certamente, as que trarão melhores resultados, são as que capacitam colaboradores nas práticas sustentáveis, pois os maiores resultados aparecerão em meio a ações realizadas no dia a dia, através de uma mudanças no comportamento da equipe.

Conscientizar as pessoas, estimular a rever processos e pensarem fora da caixa, os ajudará a compreenderem a complexidade em torno da Sustentabilidade. 


E você esta pronto para reciclar ideias e para os desafios e oportunidades da sustentabilidade empresarial?

Resultado de imagem para compromisso com o meio ambienteEntão não perca mais tempo: O planeta precisa de você!


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Porque o controle de estoque é tão importante?




Resultado de imagem para gestão de  estoqueVocê aceita fazer ajustes em seu caixa sempre que faltam valores em dinheiro? Pois é, com seu estoque não deveria ser diferente, pois ele é o seu dinheiro em forma de produtos.


Matérias-primas, embalagens, materiais auxiliares, produto em processo, produto acabado, consignado, enfim, independente do que sua empresa precisa estocar, ela precisa de um controle eficaz, pois quando as informações em seu estoque possui falhas, os transtornos são grandes, desencadeando desgastes internos, que afetam todas as áreas, e acabam impactando no atendimento ao cliente, que passa a buscar em seus concorrentes, o que ele não encontrou em sua empresa.

Se o controle de estoques da sua empresa não esta conseguindo atender as necessidades, chegou o hora de mudar esse cenário.

Nos últimos anos, o papel do gestor de estoque nas empresas vem se aprimorando, com o objetivo de manter o equilíbrio entre a escassez e a abundância, afim de alinhar os estoques a estratégia da empresa, sem prejudicar a competitividade do negócio.


O gerenciamento de estoque deve abranger atividades de planejamento, controle e organização, com o intuito de apresentar respostas para perguntas importantes, como:




Por que estocar, quanto estocar e qual ponto de ressuprimento?
Para encontrar essas respostas, o gestor precisa estar alinhado com os departamentos de compras e vendas, identificando o tempo gasto para comprar, (quando necessário) fabricar e entregar o produto ao cliente. É importante saber também, quanto tempo o cliente esta disposto a esperar para receber sua compra e este intervalo é conhecido pelo termo em inglês Gaop no lead time. 

O espaço físico esta adequado?
É preciso se certificar que o tamanho(dimensões)do armazém é adequado, que a localização é estratégica (fácil acesso), que os equipamentos para movimentação e armazenagem atendem as necessidade e que a área para movimentação é compatível as características de seus produtos. A adequação dessas necessidades, contribui com a eficiência na produtividade.

Os processos estão sendo realizados regularmente? 
Para garantir a exatidão das informações, os processos para controle de estoque deve realizado regularmente, através de inventários (cíclicos e rotativos), classificação ABC, método de controle PEPS,  apuração da acurácia dos estoques, gestão de riscos e a utilização de ferramentas para ajudar sua equipe a entender o porque das irregularidades e como podem ser eliminadas.


Resultado de imagem para supply demandQual é a sua demanda? 
O comportamento da demanda pode ser constante, variável, sazonal, cíclica ou pode seguir tendências, por isso conhece-la e ter know how para lidar com suas flutuações é muito importante e pode ajuda-lo a reavaliar os parâmetros de planejamento e fazer projeções.


A tecnologia tem sido usada adequadamente?
Novas tecnologias surgem a todo momento e você pode utiliza-las ou buscar tantas outras existentes, pois estão cada vez mais acessíveis no mercado. Mas, mais importante que ter tecnologia nas mãos, é garantir que ela seja alimentada com as informações necessárias, no tempo adequado.

Sua equipe é composta pelos profissionais certos? 
Se você tem investido em recursos, sistemas e ferramentas e mesmo assim o controle do seu estoque não tem sido satisfatório, o problema esta nas pessoas. 
Os problemas de mão de obra podem ser classificados em: falta de capacitação, falta de motivação ou falta de carácter e todos esses problemas podem ser identificados e sanados com a devida urgência, para que você pode tenha um quadro de colaboradores capacitados e de confiança para cuidar do seu estoque. 

Como estão seus indicadores de qualidade?
Investir na qualidade é sempre um bom negócio, e cada vez mais empresas utilizam e valorizam essa abordagem, que ajuda a garantir um bom desempenho nas operações e consequentemente, irão resultar em produtos e serviços de traduzam as necessidade de seus clientes, ou seja, entregando produtos ou serviços de qualidade. 

As empresas que conseguem realizar um controle de estoque eficaz, geralmente conseguem praticar os melhores preços do mercado, pois conseguem comprar bem, o produto certo, no tempo e quantidade certa.


Por isso a importância em tornar seu controle de estoque eficaz, pois esta, ainda é a melhor ferramenta para apoiar os principais propósitos da empresa, rendendo lucro e satisfação dos clientes.