Imagem: Google |
E hoje, em um tom um pouco mais descontraído, quero deixar uma histórinha, da qual podemos refletir um pouco.
O nome dos personagens foram alterados para resguardar sua identidade.
“Era uma vez uma EMPRESA que conquistou, namorou e casou-se com o bem sucedido EMPRESÁRIO e desse relacionamento nasceu um filho, chamado PRODUTO X.
O sonho do EMPRESÁRIO, era que a família se mudasse, com destino a cidade de SUCESSO.
SUCESSO era longe e o caminho estava cheio de CONCORRENTES, o que dificultavam o acesso. E o pior é que SR. PREJUÍZO morava ali por perto.
Mas EMPRESÁRIO não ia desistir de seu sonho, e avaliou o que seria necessário para realiza-lo. Ele teria que montar uma equipe que trabalhasse para construir uma boa reputação para sua senhora, Dona EMPRESA e para seu filho, PRODUTO X.
O EMPRESÁRIO então, contratou uma EQUIPE e 3 LÍDERES, um mais motivado que o outro. PRODUTO X precisa ser conhecido e conquistar CLIENTES.
Os três LÍDERES arregaçaram as mangas, e individualmente, começaram seus afazeres, afim de impressionar o Sr. EMPRESÁRIO.
- O PRIMEIRO LÍDER acreditava que o PRODUTO
X teria êxito se
seguisse as mesmas estratégias dos produtos CONCORRENTES, e para isso orientou que ele
usasse roupas e tivesse atributos iguais aos produtos, então orientou a equipe para que realizasse o trabalho.
Como essas informações eram confidenciais, a EQUIPE teve dificuldade em obtê-las e acabou dando um "jeitinho" e com isso deixou o PRODUTO X muito parecido com alguns CONCORRENTES.
No primeiro dia em que PRODUTO X deu as caras, os CLIENTES se interessaram em conhece-lo, mas devido a algumas deficiências, logo o abandonaram e voltaram aos produtos que já estavam acostumados. Alguns CLIENTES só se aproximaram do PRODUTO X porque as roupas estavam tão parecidas, que fez com que eles se confundissem com o outro produto, mas assim que percebiam as diferenças, voltavam aos produtos conhecidos.
Em função dessa frágil construção de imagem, a dona EMPRESA acabou ficando vulnerável e SR. PREJUÍZO acabou lhe fazendo uma visita. Foi uma pena, mas dona EMPRESA teve que pagar caro para se livrar dele.
- O SEGUNDO LÍDER usou outra estratégia: vestiu o PRODUTO X
com roupas caras, fez divulgação em massa e conseguiu chamar a atenção
dos CLIENTES, que resolveram
conhecer o PRODUTO X e toda publicidade feita sobre ele, mas devido aos investimentos, os valores ficaram bem maiores que os dos CONCORRENTES e os CLIENTES acharam que não compensava pagar a diferença.
Abalada, dona EMPRESA deixou as portas abertas e o SR. PREJUÍZO aproveitando a situação, sem ao menos pedir licença.
- O TERCEIRO LÍDER que já vinha acompanhando o cenário, realizou um planejamento diferente e reuniu toda EQUIPE e seus 2 colegas LÍDERES, envolvendo todos na construção de uma nova imagem para PRODUTO X.
Primeiramente ele definiu que seria importante conhecer o perfil dos CLIENTES e de seus CONCORRENTES. Realizou uma pesquisa e de posse dessas informações e usando a expertise de cada LÍDER, foram abertas viabilidades, ações foram realizadas, procedimentos criados, equipes treinadas e um canal foi disponibilizado para que o CLIENTE pudesse opinar sobre o desempenho de PRODUTO X, chamado: Discuta a relação.
Interagir com os clientes para identificar novas formas de reduzir custos e dar
mais eficiência a PRODUTO X, proporcionou o crescimento que o EMPRESÁRIO esperava e consequentemente ele pode realizar seu sonhos, pois as portas do SUCESSO se abriram.
Novas metodologias foram implantadas e a melhoria passou a ser uma constante. PRODUTO X cresceu e aumentou a família e assim, trabalhando em equipe, eles foram muito bem sucedidos, e viveram felizes, mesmo em tempos de crise."
Novas metodologias foram implantadas e a melhoria passou a ser uma constante. PRODUTO X cresceu e aumentou a família e assim, trabalhando em equipe, eles foram muito bem sucedidos, e viveram felizes, mesmo em tempos de crise."
Seja você também um personagem de transformações aí na sua empresa. Invista na qualidade e no bom relacionamento com o CLIENTE e lembre-se que ninguém pode realizar tudo sozinho, precisamos delegar e aproveitar ao máximo as competências de cada um, deixando o Sr. PREJUÍZO do lado de fora de nossas histórias. Desta forma fica até fácil cantar:
- Quem tem medo do Sr. Prejuízo...
- Quem tem medo do Sr. Prejuízo...
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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.