Até hoje temos poucas leis que obrigam as empresas a aplicarem regras sustentáveis em seus negócios, porém, elas tem tido grande cobrança por parte dos Stakeholders, denominação dada aqueles que tem expectativas em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece e tem cobrado a prática de uma Gestão Empresarial Sustentável. Eles podem ser os acionistas, investidores, consumidores, colaboradores, comunidade, governo ou outros. Em resposta a essa cobrança, as empresas caminham em direção a sustentabilidade.
Através do "Tripé da Sustentabilidade", (conhecido também em inglês como 3 Ps - People, Planet and Profit ou em português PPL - Pessoas, Planeta e Lucro), fica fácil entender os objetivos dessa missão e compreender que todos os lados são igualmente importantes e devem interagir em harmonia para atender o conceito.
Existem alguns sistemas formais utilizados para gestão ambiental, dentre eles, creio que o mais conhecido é a NBR ISO14001.
A empresa que decide implementar essa gestão, estabelece políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que asseguram a saúde e segurança das pessoas no trabalho e a proteção ao meio ambiente. Neste cenário de implementação, a empresa deverá comunicar sua política ambiental, seu código de conduta e suas expectativas.
No inicio, esta iniciativa envolve investimentos, que a longo prazo se transformarão em benefícios e irão garantir o bom posicionamento da empresa diante da concorrência.
Em COMPRAS, é necessário realizar um programa de gestão de fornecedores, onde a empresa busque conhecer o desempenho de seus parceiros antes de implantar medidas e incentivar a consciência verde, afim de adequar os critérios de sustentabilidade para o processo de aquisição, de forma ética e responsável.
Na LOGÍSTICA REVERSA, o processo de retorno de determinado produto (ou parte dele) para o canal de distribuição, contribui com a redução de impactos ambientais, fazendo com que o produto, ou parte dele, possa ser reciclado, evitando assim, o consumo de novos materiais, contribuindo com a redução nos custos.
No setor de TRANSPORTES, é imprescindível a realização de programas de manutenção dos veículos da frota própria, monitoramento da emissão de poluentes, cuidados com o transporte de produtos perigosos, entre outros.
PESSOAS COMO DIFERENCIAL
Conscientizar as pessoas, estimular a rever processos e pensarem fora da caixa, os ajudará a compreenderem a complexidade em torno da Sustentabilidade.
E você esta pronto para reciclar ideias e para os desafios e oportunidades da sustentabilidade empresarial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.