sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos


Resultado de imagem para sustentabilidadeA algum tempo atrás, falar sobre SUSTENTABILIDADE era assunto restrito as grandes organizações, mas face aos impactos ambientais que tem afetado o mundo e o meio ambiente, este tema passou a ser um assunto obrigatório em todos os segmentos.

Até hoje temos poucas leis que obrigam as empresas a aplicarem regras sustentáveis em seus negócios, porém, elas tem tido grande cobrança por parte dos Stakeholders, denominação dada aqueles que tem expectativas em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece e tem cobrado a prática de uma Gestão Empresarial Sustentável. Eles podem ser os acionistas, investidores, consumidores, colaboradores, comunidade, governo ou outros. Em resposta a essa cobrança, as empresas caminham em direção a sustentabilidade.



People, Planet, Profit

Através do "Tripé da Sustentabilidade", (conhecido também em inglês como 3 Ps - People, Planet and Profit ou em português PPL - Pessoas, Planeta e Lucro), fica fácil entender os objetivos dessa missão e compreender que todos os lados são igualmente importantes e devem interagir em harmonia para atender o conceito.

Existem alguns sistemas formais utilizados para gestão ambiental, dentre eles, creio que o mais conhecido é a NBR ISO14001.

A empresa que decide implementar essa gestão,  estabelece políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que asseguram a saúde e segurança das pessoas no trabalho e a proteção ao meio ambiente. Neste cenário de implementação, a empresa deverá comunicar sua política ambiental, seu código de conduta e suas expectativas.



A sustentabilidade deve ser inserida em todos os setores da empresa, mas quero falar em especial sobre a cadeia de suprimentos, pois tem se tornado um gerador de vantagem competitiva.


A importância do mapeamento e gestão de riscos ambientais dentro da cadeia de suprimentos é cada vez mais evidente, pois uma reputação comprometida por práticas inadequadas pode ser fatal. 

No inicio, esta iniciativa envolve investimentos, que a longo prazo se transformarão em benefícios e irão garantir o bom posicionamento da empresa diante da concorrência. 


Em COMPRAS, é necessário realizar um programa de gestão de fornecedores, onde a empresa busque conhecer o desempenho de seus parceiros antes de implantar medidas e incentivar a consciência verde, afim de adequar os critérios de sustentabilidade para o processo de aquisição, de forma ética e responsável.

Na LOGÍSTICA REVERSA,  o processo de retorno de determinado produto (ou parte dele) para o canal de distribuição, contribui com a redução de impactos ambientais, fazendo com que o produto, ou parte dele, possa ser reciclado, evitando assim, o consumo de novos materiais, contribuindo com a redução nos custos.

No setor de TRANSPORTES, é imprescindível a realização de programas de manutenção dos veículos da frota própria, monitoramento da emissão de poluentes, cuidados com o transporte de produtos perigosos,  entre outros.

PESSOAS COMO DIFERENCIAL

Resultado de imagem para sustentabilidade empresarialExistem uma série de ações que podem ser realizadas para implementar a Sustentabilidade eficaz na cadeia de suprimentos,mas certamente, as que trarão melhores resultados, são as que capacitam colaboradores nas práticas sustentáveis, pois os maiores resultados aparecerão em meio a ações realizadas no dia a dia, através de uma mudanças no comportamento da equipe.

Conscientizar as pessoas, estimular a rever processos e pensarem fora da caixa, os ajudará a compreenderem a complexidade em torno da Sustentabilidade. 


E você esta pronto para reciclar ideias e para os desafios e oportunidades da sustentabilidade empresarial?

Resultado de imagem para compromisso com o meio ambienteEntão não perca mais tempo: O planeta precisa de você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.