Você aceita fazer ajustes em seu caixa sempre que faltam valores em dinheiro? Pois é, com seu estoque não deveria ser diferente, pois ele é o seu dinheiro em forma de produtos.
Matérias-primas, embalagens, materiais auxiliares, produto em processo, produto acabado, consignado, enfim, independente do que sua empresa precisa estocar, ela precisa de um controle eficaz, pois quando as informações em seu estoque possui falhas, os transtornos são grandes, desencadeando desgastes internos, que afetam todas as áreas, e acabam impactando no atendimento ao cliente, que passa a buscar em seus concorrentes, o que ele não encontrou em sua empresa.
Se o controle de estoques da sua empresa não esta conseguindo atender as necessidades, chegou o hora de mudar esse cenário.
Nos últimos anos, o papel do gestor de estoque nas empresas vem se aprimorando, com o objetivo de manter o equilíbrio entre a escassez e a abundância, afim de alinhar os estoques a estratégia da empresa, sem prejudicar a competitividade do negócio.
O gerenciamento de estoque deve abranger atividades de planejamento, controle e organização, com o intuito de apresentar respostas para perguntas importantes, como:
Por que estocar, quanto estocar e qual ponto de ressuprimento?
Para encontrar essas respostas, o gestor precisa estar alinhado com os departamentos de compras e vendas, identificando o tempo gasto para comprar, (quando necessário) fabricar e entregar o produto ao cliente. É importante saber também, quanto tempo o cliente esta disposto a esperar para receber sua compra e este intervalo é conhecido pelo termo em inglês Gaop no lead time.
O espaço físico esta adequado?
É preciso se certificar que o tamanho(dimensões)do armazém é adequado, que a localização é estratégica (fácil acesso), que os equipamentos para movimentação e armazenagem atendem as necessidade e que a área para movimentação é compatível as características de seus produtos. A adequação dessas necessidades, contribui com a eficiência na produtividade.
Os processos estão sendo realizados regularmente?
Para garantir a exatidão das informações, os processos para controle de estoque deve realizado regularmente, através de inventários (cíclicos e rotativos), classificação ABC, método de controle PEPS, apuração da acurácia dos estoques, gestão de riscos e a utilização de ferramentas para ajudar sua equipe a entender o porque das irregularidades e como podem ser eliminadas.
Qual é a sua demanda?
O comportamento da demanda pode ser constante, variável, sazonal, cíclica ou pode seguir tendências, por isso conhece-la e ter know how para lidar com suas flutuações é muito importante e pode ajuda-lo a reavaliar os parâmetros de planejamento e fazer projeções.
A tecnologia tem sido usada adequadamente?
Novas tecnologias surgem a todo momento e você pode utiliza-las ou buscar tantas outras existentes, pois estão cada vez mais acessíveis no mercado. Mas, mais importante que ter tecnologia nas mãos, é garantir que ela seja alimentada com as informações necessárias, no tempo adequado.
Sua equipe é composta pelos profissionais certos?
Se você tem investido em recursos, sistemas e ferramentas e mesmo assim o controle do seu estoque não tem sido satisfatório, o problema esta nas pessoas.
Os problemas de mão de obra podem ser classificados em: falta de capacitação, falta de motivação ou falta de carácter e todos esses problemas podem ser identificados e sanados com a devida urgência, para que você pode tenha um quadro de colaboradores capacitados e de confiança para cuidar do seu estoque.
Como estão seus indicadores de qualidade?
Investir na qualidade é sempre um bom negócio, e cada vez mais empresas utilizam e valorizam essa abordagem, que ajuda a garantir um bom desempenho nas operações e consequentemente, irão resultar em produtos e serviços de traduzam as necessidade de seus clientes, ou seja, entregando produtos ou serviços de qualidade.
As empresas que conseguem realizar um controle de estoque eficaz, geralmente conseguem praticar os melhores preços do mercado, pois conseguem comprar bem, o produto certo, no tempo e quantidade certa.
Por isso a importância em tornar seu controle de estoque eficaz, pois esta, ainda é a melhor ferramenta para apoiar os principais propósitos da empresa, rendendo lucro e satisfação dos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.