O cenário não é um dos melhores, passamos por um semestre difícil, ajustamos o cinto, cortamos gastos e mesmo assim tem muita gente fechando o mês no vermelho. E aqui entre nós, observar a evolução do saldo devedor deixa qualquer indivíduo (no mínimo) muito preocupado. Em momentos de turbulência algo precisa ser feito e normalmente você só consegue ver duas opções:
SE PREPARAR PARA MORRER
OU
SE PREPARAR PARA CONTINUAR VIVO
Tenho visto muitas empresas que tem lutado muito para se manter vivas, mas nem todos estão dispostos a sair da zona de conforto. Isso é uma pena, pois sem sacrifício não podemos chegar a lugar algum.
Não há uma saída de emergência ou uma receita mágica, o que pode dar certo para um, muitas vezes não dá para o outro e será necessário criar a sua própria receita.
1) Identifique a sua posição:
Olhe a sua volta, identifique sua posição em relação a todos que de alguma forma são importantes para você ou seu negócio.
2) Ajuste o foco:
3) Seja ousado:
4) Escolha as pessoas certas:
Aqui cabe uma frase do Barack Obama: "Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra." Cuidado também com os aventureiros, pessoas prometem milagres para te ajudar a sair da fase de turbulência, mas nem sempre com o que prometem. Mantenha ao seu lado apenas pessoas em que você possa confiar e que estejam dispostas a seguir em frente com você. São nessas horas que você identifica os verdadeiros lideres.
5) Prepare-se para negociar:
6) Seja ético:
O mesmo deve acontecer com sua equipe. Não falar a verdade e omitir informações importantes não contribui com o entrosamento do time.
Não entre em desespero e acredite, pode demorar um pouco mas você é capaz de transformar sua crise em oportunidade de crescimento.
Sucesso!