terça-feira, 28 de julho de 2015

Passando pela turbulência

Resultado de imagem para turbulencia"Senhores passageiros: estamos passando por uma área de turbulência e para sua segurança pedimos a todos que permaneçam sentados e com seus cintos afivelados."




O cenário não é um dos melhores, passamos por um semestre difícil, ajustamos o cinto, cortamos gastos e mesmo assim tem muita gente fechando o mês no vermelho. E aqui entre nós, observar a evolução do saldo devedor deixa qualquer indivíduo (no mínimo) muito preocupado. Em momentos de turbulência algo precisa ser feito e normalmente você só consegue ver duas opções:

SE PREPARAR PARA MORRER 
OU 
SE PREPARAR PARA CONTINUAR VIVO


Tenho visto muitas empresas que tem lutado muito para se manter vivas, mas nem todos estão dispostos a sair da zona de conforto. Isso é uma pena, pois sem sacrifício não podemos chegar a lugar algum.
 Não há uma saída de emergência ou uma receita mágica, o que pode dar certo para um, muitas vezes não dá para o outro e será necessário criar a sua própria receita. 

Foto: Getty imagens
Dicas de como se manter vivo em momento de turbulência:

1) Identifique a sua posição:
Olhe a sua volta, identifique sua posição em relação a todos que de alguma forma são importantes para você ou seu negócio. 

2) Ajuste o foco:
Após identificar sua posição, verifique se a direção para onde você esta seguindo é a direção correta. Em alguns casos o seu foco pode estar errado e se estiver você precisa fazer ajustes, especialmente em momentos de crise.


3) Seja ousado:
Olhe para o seu concorrente e responda, qual o seu diferencial em relação a ele? Esse diferencial te coloca na frente dele? Se não é momento de ousar para muitos. Osar para muitos é algo perigoso, mas é inovando que você poderá encontrar a chance de virar o jogo. É claro que você precisará calcular friamente cada ação, use sua expertise e se não tiver know how para agir busque alguém que tenha e crie um plano de ação eficaz.

4) Escolha as pessoas certas:
Aqui cabe uma frase do Barack Obama: "Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra." Cuidado também com os aventureiros, pessoas prometem milagres para te ajudar a sair da fase de turbulência, mas nem sempre com o que prometem. Mantenha ao seu lado apenas pessoas em que você possa confiar e que estejam dispostas a seguir em frente com você. São nessas horas que você identifica os verdadeiros lideres.

5) Prepare-se para negociar:
A negociador não pode mais ser visto como antigamente: aquele que intimida, manipula ou colocar o outro em posição de inferioridade. O negociador moderno, (também conhecido como negociador 4.0) precisa estar atualizado no Business World e deve trabalhar aspectos importantes, como: Autoconhecimento, inteligencia emocional, inteligencia negocial e inteligencia cultural.


6) Seja ético:
Em meio a turbulências, muitos fogem de seus credores, mas esta não é a atitude adequada. O ideal é que você converse com seus credores e explique a sua situação, buscando um parcelamento que se encaixe a sua nova realidade.
O mesmo deve acontecer com sua equipe. Não falar a verdade e omitir informações importantes não contribui com o entrosamento do time.

Resultado de imagem para palavra crise

Após ter enfrentado muitos desafios e vivenciar muitas turbulências, posso afirmar que quando alguém fica de frente a esse cenário de morte, amadurece e se torna mais forte.
Não entre em desespero e acredite, pode demorar um pouco mas você é capaz de transformar sua crise em oportunidade de crescimento. 

Sucesso!


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Siglas e abreviações usadas em suprimentos

A Cadeia de Suprimentos esta sempre em constante evolução e é sempre muito bom se familiarizar com as siglas e termos que estão na boca dos profissionais que atuam nessas áreas.



Não importa se você é novo ou veterano, sempre temos coisas novas para aprender ou relembrar.

Acuracidade
É a exatidão ou precisão em determinados dados e informações.

AD Valorem
É a taxa de seguro cobrada sobre o total da nota fiscal para determinados produtos.

AWB(Air waybill)
Conhecimento de transporte aéreo.

Auto Id
Identificação automática

B2B 
Sigla utilizada no comercio eletrônico para definir transações realizadas entre duas empresas, sendo que uma delas irá distribuir para o consumidor final.
Exemplo: industria e distribuidor, industria e importador, franqueadora e franqueado, etc.

B2C
Também usada no comércio eletrônico para definir transações realizada entre empresa e consumidor final, que também pode vir a ser outra empresa.


Bider list
Lista dos fornecedores homologados, contendo documentos ou questionários dentro do prazo de validade.

Break down 
Termo usado para a estrutura de custos do produto a ser adquirido em seu parceiro: fornecedor ou prestador de serviço, com o objetivo de buscar melhoria nas negociações e até mesmo ajudar seu parceiro a comprar melhor.

C2C
Consumer to consumer é o termo usado para comercio entre consumidores, normalmente é intermediado por uma empresa (hospedagem de ofertas).

Cabotagem
Navegação entre portos marítimos de um mesmo país.

Capex e Opex
Capex é uma sigla inglesa que representa a abreviação de "CAPital EXpenditure", que em português significa despesa de capital ou investimento de bens de capital, ou seja, são as compras de bens como por exemplo: uma impressora.
Opex da mesma forma, é a abreviação de "OPerational EXpenditure", em português: despesas operacionais e representa os gastos consumíveis e outras despesas operacionais, como por exemplo: o toner para utilizar na impressora ou as despesas para terceirizar a impressão desse equipamento em sua empresa.

Consolidação de cargas
É a criação de grandes carregamentos a partir de pequenos lotes de cargas. Se bem gerenciado, poderá proporcionar economias no frete.

Cross Docking
É uma rápida movimentação de produtos acabados na expedição, onde a mercadoria não chega a ficar estocada, ela entra e já sai.

Resultado de imagem para cubagem de cargaCubagem
É o calculo do metro cubico, que é encontrado através da multiplicação do comprimento pela largura e pela altura.


Curva ABC
Muito utilizada na gestão de estoques para realizar um controle mais apurado de determinados produtos ou na gestão da qualidade para buscar as principais causas que geram o maior numero de efeitos. Baseada no teorema do economista italiano, Vilfredo Pareto, classifica os itens em 3 categorias, A, B, C,  usando os critérios de demanda ou valor.

A - pequena quantidade, mas representam grande valor.
B - quantidade e valores intermediários
C - grande quantidade de materiais, mas representam pouco valor.

Docas de armazéns
É uma instalação física onde são colocadas as mercadorias e que tem por objetivo facilitar a operação de carga ou descarga de mercadorias.

E-Procurement
Solução desenvolvida para automatizar e unificar o processo de compra em uma empresa, através de cotação, consulta e compra de mercadorias on-line.

FIFO
First in, first out na gestão de estoques significa que o Primeiro que Entra no estoque deve ser o Primeiro a Sair do estoque, também conhecido em português como PEPS. 

Global Sourcing
É a globalização do processo de contratação de fornecedores, que passa a não ter fronteira entre países.

Inbound
Entrada de materiais dos fornecedores para as fábricas.

Intermodal
É o transporte que requer a utilização de dois ou mais modais de transporte, que podem ser ferroviário, rodoviário, aéreo e marítimo.

Just in time
É o principal pilar da produção enxuta, significa que nada pode ser produzido, comprado ou transportado antes da hora determinada e para isso é muito importante que os fornecedores sejam treinados para fornecer materiais no tempo certo para utilização.

LTA
Long term agreement é um termo usado para os contratos de fornecimento(normalmente de itens produtivos) onde o comprador se compromete com aquisição de determinada quantidade de um produto, por um período determinado e em troca, consegue condições especiais de fornecimento.

MRO
É a abreviação para compras de materiais para manutenção, reparos e operações. Esse termo é utilizado para um grupo de itens que não estão ligados diretamente ao produto, como matérias-primas e embalagens, mas sua falta pode impactar negativamente o processo.

Outsourcing
É a terceirização de um processo, produto ou atividade que tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços e reduzir custos. Essa prática deve ser realizada por empresa especializada, que possa realizar o que foi contratado com mais eficácia.

RFQ
Request for Quotation ou Solicitação de cotação, formulário ou correspondência enviada pelo comprador solicitando preços e demais condições para fornecimento de um determinado produto. 

RFI 
Request for information ou Pedido de informação. É um documento emitido pelo comprador solicitando informações para homologação do fornecedor.

RFP
Request for proposal ou solicitação de proposta. É a solicitação de informações mais completas em relação ao que será fornecido, com termos técnicos, escopo do projeto/produto, cronograma, termos e condições, etc.

RDFI
Sistema de identificação automática através de rádio frequência utilizado para identificar, rastrear e gerenciar produtos, documentos, animais e até pessoas, sem contato ou necessidade de campo visual.

Tara
Peso de uma unidade de transporte intermodal ou veiculo sem carga. Ao pesar em uma balança, subtrai-se a tara e encontra-se o peso da carga.

Resultado de imagem para o que é verticalização em armazensVerticalização 
Tem o objetivo de aproveitar ao máximo a altura dos armazém para estocagem de produtos. Esse processo necessita de equipamentos adequados para sua utilização. 


WMS ou Warehouse Management System
Em português: Sistema de gerenciamento de armazéns. Entre suas funções estão a de controlar estoques, fornecer diretrizes para automatizar um armazém, disponibilizar informações sobre a disponibilidade nas prateleiras (em tempo real) e outras informações estratégicas. 

Esses foram apenas alguns exemplos, mas tanto eu quanto você, precisamos nos manter atualizados, e se você tiver algum termo importante que deseja sugerir, deixe sua dica em comentários.

Um abraço e até a próxima!

sábado, 18 de julho de 2015

Mestre e a inteligência competitiva

Imagem: Walt Disney
Toda noite antes de dormir é a mesma coisa:
- Mamãe, qual historinha que você vai contar hoje?  
- Humm... qual história você gostaria de ouvir hoje filha? 
- Eu já ouvi todas que temos na prateleira, mas sei que você sempre acha alguma nova nos livros né mãe. Eu queria saber se tem uma história dos homens baixinhos que não conseguem arrumar emprego.
- Mas filha, quem te disse que homens pequenos não arrumam emprego?
- Ninguém mãe, eu só estava imaginando isso porque estava falando com a minha amiguinha que falou que o pai dela não tem mais emprego, já faz tempo, mas que ele sai todo dia pra procurar, mas volta no fim do dia chateado e diz que não conseguiu arrumar nada. Eu vi o pai dela e ele é bem baixinho mãe, quase metade do tamanho do papai e eu acho que por isso ele não arruma emprego.
- Não filha, a inteligência não depende da estatura da pessoa, e para te explicar isso eu vou te contar uma histórias do Anão chamado mestre.

"Era uma vez uma floresta que ficava aos arredores de um reino, repleta de pequenas casinhas e seus habitantes que exploravam suas riquezas sob comando do rei.

Eles eram organizados em grupos e um grupo em especial era formado por sete pequenos anões, que todos os dias iam até uma das minas escondidas naquele lugar para garimpar diamantes.

Imagem: Walt Disney
Esse grupo tinha um líder e seu nome era mestre. Ele era responsável em orientar os outros anões sobre suas atividades e fiscalizava a qualidade dos diamantes encontrados, pois entre eles existiam vidros, que deveriam ser descartados.


Mestre trabalhava com algo que chamamos hoje em dia de "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA": ele coletava informações importantes sobre a usina e sobre o meio ambiente e as usava para favorece-los na busca por diamantes, sem prejudicar o meio ambiente, distribuindo as atividades conforme o perfil de cada um de seus colegas e explicando a importância de todos os cuidados.

No dia em que chegaram em casa e viram Branca de Neve, todos anões ficarão encantados com ela, exceto Zangado que era do contra, mas mestre, dotado de seu conhecimento, analisou a história que ela contou, ficou contente em saber que ela se apaixonou pelo príncipe daquela vizinhança, mas guardou essa informação para usar no momento certo.

Um belo dia ao retornar do trabalho, esperavam encontrar Branca de Neve com seu encantador sorriso e um caldeirão de sopa quentinho, mas quando olharam para dentro da casa, encontraram Branca de Neve desmaiada, com uma maça mordida próximo ao seu corpo.

Assim que perceberam o envenenamento, mestre orientou que fizessem uma caixa de vidro para colocar seu corpo e orientou que um dos anões fossem buscar o príncipe do reino daquela floresta.

Quando o príncipe viu Branca de Neve, aquela moça por quem ele se apaixonou, rapidamente Mestre explicou que ela tinha sido enfeitiçada e que pelos conhecimentos que ele tinha em feitiços, provavelmente um beijo apaixonado a despertaria do sono profundo.

E foi isso que aconteceu, após o beijo Branca de Neve acordou, todos comemoraram e Mestre foi condecorado pela sua capacidade de usar a matéria prima mais valiosa que possuímos: o conhecimento, que aliado a ações inteligentes, podem mudar o destino da qualquer história."

- É isso filha, a capacidade das pessoas não esta no seu tamanho, mas sim no conhecimento que elas adquirem com o passar do tempo. Da próxima vez que ver sua amiga, pergunte a ela se seu pai ainda esta desempregado, peça para enviar um curriculum para nós e veja se eles esta falando com seus amigos, vizinhos ou conhecidos sobre a situação... a mamãe particularmente não sabia e talvez ela possa ajuda-lo a encontrar uma saída nesta fase difícil que todos estamos passando em nosso país. Hoje, existem pessoas que estão usando seus conhecimento para fazer coisas novas, voltarem assim a produzir e ganhar seu dinheirinho. Talvez não recebam o quanto querem no inicio, mas é só uma fase e trabalhar faz as pessoas se sentirem melhores e a mamãe imagina como o pai dela deve estar se sentindo triste.

Essa foi uma das histórinhas que contei para uma das minhas filhas, mas ela tem uma riqueza de detalhes que podem ser usadas em nossa vida pessoal e em nossa empresa.

Esse é o momento de se reinventar, quem sabe não existem um mestre adormecido dentro de você, que através desse empurrãozinho, poderá ser capaz de aplicar a "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA para sair de uma fase negativa.

Eu estou torcendo por você.

Sucesso!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mudanças

Você já se deu conta de quantas vezes você teve que fazer mudanças nos últimos meses? 

Reduzindo custos, mudando os hábitos, pesquisando mais, revendo conceitos e uma série de outras ações. Essa tem sido a saída que muitos brasileiros estão encontrando para driblar os efeitos negativos da crise, que tem afetado o mundo corporativo e os consumidores em geral.


Mudar requer ousadia e quem decide faze-lo, tem sempre o mesmo objetivo: ganhar. 


Mas nem sempre os ganhos são financeiros, a necessidade de mudanças pode ser cultural, tecnológica, comportamental, enfim, seja qual for o objetivo da mudança, ela sempre mexe com as pessoas e dependendo da forma com que forem conduzidas, podem abalar as estruturas de uma empresa.


E você, esta preparado para gerenciar mudanças?


Gerenciar mudanças é sempre um desafio, mas basicamente a mudança possui 3 fases:


1)Preparação: momento em que alguém identificar a necessidade, traçar as ações, fazer levantamento dos riscos, criar um canal de comunicação eficiente (para espalhar a informação certa no momento certo, evitando que a fofoca ocupe os espaços vagos), treinar as equipes e coordenar todas as áreas da organização para que o envolvimento seja coletivo. 


2) Implementação: esse é o momento tão esperado, chegou a hora de implementar as ações, começar a alimentar os indicadores e estar preparado para quebrar objeções e trabalhar contra a resistência.


3) Manutenção: transcorrida a fase de implementação, é avaliar os resultados, analisar os indicadores e impactos das ações e ajustar o que for necessário.


Mudanças sempre mexem com as pessoas, alguns menos e outros mais, e o papel do gestor nesse processo é evidenciar os ganhos com aquela experiência, ouvir e esclarecer as duvidas e fazer com que cada colaborador perceba suas potencialidades.


Acreditar na mudança é um desafio, que só será vencido quando os envolvidos entenderem as ameaças, perderem o medo do "novo", confiaram na competência da gestão da mudança.


E isso, só depende de um bom gerenciamento.


Isso pode estar dependendo só de você, pense nisso!


segunda-feira, 13 de julho de 2015

A explosão do Home Office e Home Based


Ficar longe do stress do transito, mais  próximo da família e distante do barulho de um escritório convencional? 

Resultado de imagem para trabalhar em home officeEsses são apenas alguns dos motivos pelo qual muitas pessoas tem buscado novas modalidades de trabalho que já são sucesso nos Estados Unidos, tem expandido rapidamente em vários países e vem conquistando aos poucos os brasileiros.

Home office

O Brasil esta em terceiro lugar no ranking dos países em que a modalidade mais cresceu nos últimos anos e podemos perceber que hoje faz parte da realidade de vários profissionais, das mais diversas áreas, e conforme pesquisa, em especial os profissionais da geração Y e Z (nascidos a partir da década de 80), pois cresceram acompanhando tecnologias de ponta e soluções rápidas.

Dizer que um profissional trabalha Home office, não significa exatamente que ele estará realizando suas atividades de sua casa. Hoje, empreendedores, autônomos, ou colaboradores de uma empresa, que não tem a necessidade de estar atuando dentro dela, poderão realizar suas atividades em home office, desde que tenham um espaço para essa finalidade, além de um computador, telefone, acesso a internet e muita disposição para enfrentar desafios.


Time Jobs 4.jpg
Fotografia de Steve Jobs em seu Home Office - Dezembro/2004 - Por Diana Walker
O SEBRAE explica que é necessário atenção pois a CLT ainda não regulamentou esta prática, mesmo assim, já podemos acompanhar várias empresas em todo país, em especial grandes empresas, testando essa nova cultura. Estas empresas já estão encontrando respaldo legal para criar contratos que transmitam segurança para que seus profissionais possam trabalhar remotamente.


Home based

As franquias domésticas, conhecidas como home based estão invadindo o mercado e conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), esse mercadi tem se apresentado bastante promissor. Mesmo assim, essas opções não dispensam os cuidados básicos para adquirir uma franquia. 

Conhecer o negócio, ver se ele se encaixa no seu orçament, no seu espaço, se você se identifica com ele e conhecer os cases da rede, são algumas maneiras de enxergar os prós e os contras antes de aderir ao negócio.

As franqueadoras prometem baixo investimento, retorno rápido e várias outras vantagens que tem atraído muitos empreendedores que pretendem trabalhar sozinhos, amparados por uma marca já conhecida.

Trabalhar remotamente todos os dias ou apenas alguns dias na semana é uma tendência, mas nem todo profissional tem perfil para essa modalidade, sendo assim, antes de "se aventurar", veja aqui algumas dicas:

- Vista-se para trabalhar: acredite, se seus parceiros comerciais virem você de pantufa e pijamas, com certeza não vai trata-lo com a seriedade que você merece.

- Planejamento: se organize, faça a gestão adequada do seu tempo, crie prioridades, faça follow-up diário e cumpra horários;

- Marque seu território: deixar claro aos parentes e familiares que você não esta disponível para as atividades domésticas durante seu expediente e que seu espaço é "sagrado", o ajudará a manter o escritório em ordem;

- Não crie dependência: é claro que é uma delícia ficar grudados nos filhos, mas isso não é bom para eles e nem para você. Ao invés de ficar debruçado nos livros para explicar uma lição, estimule-o a pesquisar as respostas;

- Ruídos: adestre seu cachorro, oriente seus familiares e peça para a diarista segurar a cantoria enquanto você atende uma ligação ou realiza uma reunião on line. Você não quer que seus contatos tenham uma impressão equivocada a seu respeito não é?!

- Não deixe de fazer seu networking: se isolar no escritório pode ter seus pontos positivos, mas também pode afasta-lo de pessoas que podem contribuir com novas ideias e ajuda-lo a inovar. Por isso não se isole, procure seus colegas ou ex-colegas de trabalho, ajude alguém que precisa, conheça pessoas novas, participe de grupos, se mantenha atualizado e amplie seus contatos.


My sweet Home, my sweet office

O alto nível de desempenho de um determinado setor é baseado na obtenção de informações confiáveis para que os gestores possam através de sua expertise, tomar decisões adequadas, e para obter essas informações temos como aliado a tecnologia da informação, que tem disponibilizado ferramentas rápidas e segura.

Através dessas ferramentas e equipes altamente capacitadas, muitos gestores tem deixado de ir todo dia ao escritório e conseguem tocar seus projetos a distância.

Alguns conseguem fazer do seu home office, uma ponte para pensar fora da caixa: ouvindo uma musica, pisando descalço na grama, tomando um cappuccino quentinho, buscando informações complementares na net... ou apenas conversando com outras pessoas.

Minha experiência com home office começou aos poucos em 2011 e se tornou uma necessidade no período em que descobrir que minha caçula, então com 2 anos, estava com diabetes. 

Faziam 2 anos que eu trabalhava na empresa e tinha um ritmo alucinado com a gestão da cadeia de suprimentos. Acostumada a acessar e-mails, monitorar estoques, fechar negociações e administrar a e-commerce remotamente, me deparei com um time de profissionais diretos e indiretos para orientar a distância.

As vídeo chamadas ajudam muito, encurtando a distância e possibilitando a continuidade do relacionamento "olho a olho".

Atualmente tenho meu escritório em casa, mas atuo remotamente de onde for necessário: da recepção de um cliente, do saguão de um aeroporto, de um hotel, em um café e já cheguei a trabalhar durante 10 dias do quarto de um hospital, acompanhando os cuidados com a minha filha, mas sem descuidar dos meus clientes.

Se você vive brigando com o relógio, se distrai facilmente, foge da agenda e se deixar fica o dia inteiro de pijama, certamente sua experiência com atividades remotas não serão bem sucedidas.

Meu dia começa as 06:00 e tem toda uma rotina que esta incluso levar e buscar as crianças na escola, se alimentar de 3 em 3 horas e estudar.


Outro dia, bem na hora de ir visitar um cliente, minhas sandálias que eu deixei ao lado do sofá sumiram e foi engraçado quando eu as descobri ao lado da minha cachorrinha que viu nessa brincadeira um jeitinho de chamar atenção, (pelo menos estavam inteiras), mas isso faz parte dos pedidos de atenção de quem trabalha próximos de quem a gente ama.

Quando estou viajando ou realizando alguma atividade fora de casa, delego minha rotina doméstica e procuro seguir os horários das refeições, pois descobri que a disciplina esta nos pequenos detalhes.

Disciplina, foco e comprometimento com os clientes é a fórmula que encontrei para entregar sempre o que é necessário, dentro dos prazos e com a qualidade esperada.

Se você acredita que seu perfil se encaixa na modalidade de trabalho remoto, vá em frente, com garra, determinação e disciplina, pois você certamente será um profissional de sucesso.

Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/crescem-negocios-com-franquias-tocadas-de-casa

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-home-office

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ambiente de trabalho



Ao invés de levantar a voz, melhore seus argumentos.

Desmond Tutu
(Premio Nobel da Paz 1984)



Cenas assim são mais comuns do que se imagina e é por isso que durante os próximos dois meses você estará vendo pela TV, uma campanha do MPT* que tem como objetivo alertar as pessoas sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. 


Provavelmente você deve estar dizendo: "Opa! Na minha empresa nós não temos esse tipo de problema."



Que bom você tem essa segurança. Certamente você e seus lideres tem trabalhado para criar um ambiente de trabalho positivo e ético, isso realmente é muito bom, mas os problemas no ambiente de trabalho não param por ai, por isso o papel do líder é tão importante, e pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 


O olhar do líder para sua equipe

Atualmente muitas empresas tem investido para que seus lideres aperfeiçoem a humanização na gestão de pessoas.
Respeitar as normas e padrões da empresa é muito importante, mas saber respeitar o próximo é essencial, e é ai que entra a humanização no papel do líder, para que ele saiba lidar com as diversidades culturais, discriminação, panelinhas, fofocas, apelidos e até mesmo bullyng. Sim, é comum um membro novo entrar na equipe e em poucos dias apresentar problemas no desempenho causado pelo bullyng, por isso, assim que isso for identificado, precisa ser sanado.

Cada indivíduo é único e para que esse profissional possa vir a desempenhar suas atribuições com o potencial esperado, o seu líder precisa apresentar a estrutura da empresa, sua missão, visão, valores, seus futuros companheiros de trabalho e as tarefas que terá que realizar, se mostrando disponível para dar suporte sempre que necessário.





Acompanhar a evolução da equipe, sua postura frente a desafios, o desempenho e o envolvimento frente a projetos, realizar dinâmicas, enfim, são algumas ações que contribuem para que o líder identifique oportunidades de capacitar e qualificar ainda mais, cada um desses profissionais conforme suas necessidades individuais. 

O dia a dia em nosso ambiente de trabalho deve nos proporcionar boas experiências e aprendizado e é muito importante que ele venha a promover positivamente a nossa vida: no aspecto profissional, pessoal ou econômico. 

Vamos nos empenhar para a melhoria no ambiente de trabalho e poderemos colher os frutos que refletirão em qualidade de vida para todos nós.

Sucesso!

Veja também: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/mpt-em-sao-paulo-lanca-campanha-contra-assedio-moral

* Sigla MPT - Ministério Público do Trabalho.