sábado, 18 de julho de 2015

Mestre e a inteligência competitiva

Imagem: Walt Disney
Toda noite antes de dormir é a mesma coisa:
- Mamãe, qual historinha que você vai contar hoje?  
- Humm... qual história você gostaria de ouvir hoje filha? 
- Eu já ouvi todas que temos na prateleira, mas sei que você sempre acha alguma nova nos livros né mãe. Eu queria saber se tem uma história dos homens baixinhos que não conseguem arrumar emprego.
- Mas filha, quem te disse que homens pequenos não arrumam emprego?
- Ninguém mãe, eu só estava imaginando isso porque estava falando com a minha amiguinha que falou que o pai dela não tem mais emprego, já faz tempo, mas que ele sai todo dia pra procurar, mas volta no fim do dia chateado e diz que não conseguiu arrumar nada. Eu vi o pai dela e ele é bem baixinho mãe, quase metade do tamanho do papai e eu acho que por isso ele não arruma emprego.
- Não filha, a inteligência não depende da estatura da pessoa, e para te explicar isso eu vou te contar uma histórias do Anão chamado mestre.

"Era uma vez uma floresta que ficava aos arredores de um reino, repleta de pequenas casinhas e seus habitantes que exploravam suas riquezas sob comando do rei.

Eles eram organizados em grupos e um grupo em especial era formado por sete pequenos anões, que todos os dias iam até uma das minas escondidas naquele lugar para garimpar diamantes.

Imagem: Walt Disney
Esse grupo tinha um líder e seu nome era mestre. Ele era responsável em orientar os outros anões sobre suas atividades e fiscalizava a qualidade dos diamantes encontrados, pois entre eles existiam vidros, que deveriam ser descartados.


Mestre trabalhava com algo que chamamos hoje em dia de "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA": ele coletava informações importantes sobre a usina e sobre o meio ambiente e as usava para favorece-los na busca por diamantes, sem prejudicar o meio ambiente, distribuindo as atividades conforme o perfil de cada um de seus colegas e explicando a importância de todos os cuidados.

No dia em que chegaram em casa e viram Branca de Neve, todos anões ficarão encantados com ela, exceto Zangado que era do contra, mas mestre, dotado de seu conhecimento, analisou a história que ela contou, ficou contente em saber que ela se apaixonou pelo príncipe daquela vizinhança, mas guardou essa informação para usar no momento certo.

Um belo dia ao retornar do trabalho, esperavam encontrar Branca de Neve com seu encantador sorriso e um caldeirão de sopa quentinho, mas quando olharam para dentro da casa, encontraram Branca de Neve desmaiada, com uma maça mordida próximo ao seu corpo.

Assim que perceberam o envenenamento, mestre orientou que fizessem uma caixa de vidro para colocar seu corpo e orientou que um dos anões fossem buscar o príncipe do reino daquela floresta.

Quando o príncipe viu Branca de Neve, aquela moça por quem ele se apaixonou, rapidamente Mestre explicou que ela tinha sido enfeitiçada e que pelos conhecimentos que ele tinha em feitiços, provavelmente um beijo apaixonado a despertaria do sono profundo.

E foi isso que aconteceu, após o beijo Branca de Neve acordou, todos comemoraram e Mestre foi condecorado pela sua capacidade de usar a matéria prima mais valiosa que possuímos: o conhecimento, que aliado a ações inteligentes, podem mudar o destino da qualquer história."

- É isso filha, a capacidade das pessoas não esta no seu tamanho, mas sim no conhecimento que elas adquirem com o passar do tempo. Da próxima vez que ver sua amiga, pergunte a ela se seu pai ainda esta desempregado, peça para enviar um curriculum para nós e veja se eles esta falando com seus amigos, vizinhos ou conhecidos sobre a situação... a mamãe particularmente não sabia e talvez ela possa ajuda-lo a encontrar uma saída nesta fase difícil que todos estamos passando em nosso país. Hoje, existem pessoas que estão usando seus conhecimento para fazer coisas novas, voltarem assim a produzir e ganhar seu dinheirinho. Talvez não recebam o quanto querem no inicio, mas é só uma fase e trabalhar faz as pessoas se sentirem melhores e a mamãe imagina como o pai dela deve estar se sentindo triste.

Essa foi uma das histórinhas que contei para uma das minhas filhas, mas ela tem uma riqueza de detalhes que podem ser usadas em nossa vida pessoal e em nossa empresa.

Esse é o momento de se reinventar, quem sabe não existem um mestre adormecido dentro de você, que através desse empurrãozinho, poderá ser capaz de aplicar a "INTELIGÊNCIA COMPETITIVA para sair de uma fase negativa.

Eu estou torcendo por você.

Sucesso!

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua ilustração. Conhecimento nunca é demais! Recomendarei o seu blog para os meus conhecidos.
    Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
    Provérbios 3:13

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.