Ficar longe do stress do transito, mais próximo da família e distante do barulho de um escritório convencional?
Home office
O Brasil esta em terceiro lugar no ranking dos países em que a modalidade mais cresceu nos últimos anos e podemos perceber que hoje faz parte da realidade de vários profissionais, das mais diversas áreas, e conforme pesquisa, em especial os profissionais da geração Y e Z (nascidos a partir da década de 80), pois cresceram acompanhando tecnologias de ponta e soluções rápidas.
Dizer que um profissional trabalha Home office, não significa exatamente que ele estará realizando suas atividades de sua casa. Hoje, empreendedores, autônomos, ou colaboradores de uma empresa, que não tem a necessidade de estar atuando dentro dela, poderão realizar suas atividades em home office, desde que tenham um espaço para essa finalidade, além de um computador, telefone, acesso a internet e muita disposição para enfrentar desafios.
Fotografia de Steve Jobs em seu Home Office - Dezembro/2004 - Por Diana Walker |
Home based
As franquias domésticas, conhecidas como home based estão invadindo o mercado e conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), esse mercadi tem se apresentado bastante promissor. Mesmo assim, essas opções não dispensam os cuidados básicos para adquirir uma franquia.
Conhecer o negócio, ver se ele se encaixa no seu orçament, no seu espaço, se você se identifica com ele e conhecer os cases da rede, são algumas maneiras de enxergar os prós e os contras antes de aderir ao negócio.
As franqueadoras prometem baixo investimento, retorno rápido e várias outras vantagens que tem atraído muitos empreendedores que pretendem trabalhar sozinhos, amparados por uma marca já conhecida.
Trabalhar remotamente todos os dias ou apenas alguns dias na semana é uma tendência, mas nem todo profissional tem perfil para essa modalidade, sendo assim, antes de "se aventurar", veja aqui algumas dicas:
- Vista-se para trabalhar: acredite, se seus parceiros comerciais virem você de pantufa e pijamas, com certeza não vai trata-lo com a seriedade que você merece.
- Planejamento: se organize, faça a gestão adequada do seu tempo, crie prioridades, faça follow-up diário e cumpra horários;
- Marque seu território: deixar claro aos parentes e familiares que você não esta disponível para as atividades domésticas durante seu expediente e que seu espaço é "sagrado", o ajudará a manter o escritório em ordem;
- Não crie dependência: é claro que é uma delícia ficar grudados nos filhos, mas isso não é bom para eles e nem para você. Ao invés de ficar debruçado nos livros para explicar uma lição, estimule-o a pesquisar as respostas;
- Ruídos: adestre seu cachorro, oriente seus familiares e peça para a diarista segurar a cantoria enquanto você atende uma ligação ou realiza uma reunião on line. Você não quer que seus contatos tenham uma impressão equivocada a seu respeito não é?!
- Não deixe de fazer seu networking: se isolar no escritório pode ter seus pontos positivos, mas também pode afasta-lo de pessoas que podem contribuir com novas ideias e ajuda-lo a inovar. Por isso não se isole, procure seus colegas ou ex-colegas de trabalho, ajude alguém que precisa, conheça pessoas novas, participe de grupos, se mantenha atualizado e amplie seus contatos.
O alto nível de desempenho de um determinado setor é baseado na obtenção de informações confiáveis para que os gestores possam através de sua expertise, tomar decisões adequadas, e para obter essas informações temos como aliado a tecnologia da informação, que tem disponibilizado ferramentas rápidas e segura.
Através dessas ferramentas e equipes altamente capacitadas, muitos gestores tem deixado de ir todo dia ao escritório e conseguem tocar seus projetos a distância.
Alguns conseguem fazer do seu home office, uma ponte para pensar fora da caixa: ouvindo uma musica, pisando descalço na grama, tomando um cappuccino quentinho, buscando informações complementares na net... ou apenas conversando com outras pessoas.
Minha experiência com home office começou aos poucos em 2011 e se tornou uma necessidade no período em que descobrir que minha caçula, então com 2 anos, estava com diabetes.
Faziam 2 anos que eu trabalhava na empresa e tinha um ritmo alucinado com a gestão da cadeia de suprimentos. Acostumada a acessar e-mails, monitorar estoques, fechar negociações e administrar a e-commerce remotamente, me deparei com um time de profissionais diretos e indiretos para orientar a distância.
Atualmente tenho meu escritório em casa, mas atuo remotamente de onde for necessário: da recepção de um cliente, do saguão de um aeroporto, de um hotel, em um café e já cheguei a trabalhar durante 10 dias do quarto de um hospital, acompanhando os cuidados com a minha filha, mas sem descuidar dos meus clientes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMN7SltoCM6Eg4gEtbW1Vnq3Q0FaWbe8C69JE1_2dTpIpEoH2F_F40A_s1Eup6usSHzzADZky3uwRGijGPFtdHLwBzn_lM5qlxWB1f8Urkin47oVKIFDi3tLwaS3EBpflWxdi08-I5TXEc/s320/WP_20150713_005.jpg)
Outro dia, bem na hora de ir visitar um cliente, minhas sandálias que eu deixei ao lado do sofá sumiram e foi engraçado quando eu as descobri ao lado da minha cachorrinha que viu nessa brincadeira um jeitinho de chamar atenção, (pelo menos estavam inteiras), mas isso faz parte dos pedidos de atenção de quem trabalha próximos de quem a gente ama.
Quando estou viajando ou realizando alguma atividade fora de casa, delego minha rotina doméstica e procuro seguir os horários das refeições, pois descobri que a disciplina esta nos pequenos detalhes.
Disciplina, foco e comprometimento com os clientes é a fórmula que encontrei para entregar sempre o que é necessário, dentro dos prazos e com a qualidade esperada.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-home-office
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.