sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ambiente de trabalho



Ao invés de levantar a voz, melhore seus argumentos.

Desmond Tutu
(Premio Nobel da Paz 1984)



Cenas assim são mais comuns do que se imagina e é por isso que durante os próximos dois meses você estará vendo pela TV, uma campanha do MPT* que tem como objetivo alertar as pessoas sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. 


Provavelmente você deve estar dizendo: "Opa! Na minha empresa nós não temos esse tipo de problema."



Que bom você tem essa segurança. Certamente você e seus lideres tem trabalhado para criar um ambiente de trabalho positivo e ético, isso realmente é muito bom, mas os problemas no ambiente de trabalho não param por ai, por isso o papel do líder é tão importante, e pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 


O olhar do líder para sua equipe

Atualmente muitas empresas tem investido para que seus lideres aperfeiçoem a humanização na gestão de pessoas.
Respeitar as normas e padrões da empresa é muito importante, mas saber respeitar o próximo é essencial, e é ai que entra a humanização no papel do líder, para que ele saiba lidar com as diversidades culturais, discriminação, panelinhas, fofocas, apelidos e até mesmo bullyng. Sim, é comum um membro novo entrar na equipe e em poucos dias apresentar problemas no desempenho causado pelo bullyng, por isso, assim que isso for identificado, precisa ser sanado.

Cada indivíduo é único e para que esse profissional possa vir a desempenhar suas atribuições com o potencial esperado, o seu líder precisa apresentar a estrutura da empresa, sua missão, visão, valores, seus futuros companheiros de trabalho e as tarefas que terá que realizar, se mostrando disponível para dar suporte sempre que necessário.





Acompanhar a evolução da equipe, sua postura frente a desafios, o desempenho e o envolvimento frente a projetos, realizar dinâmicas, enfim, são algumas ações que contribuem para que o líder identifique oportunidades de capacitar e qualificar ainda mais, cada um desses profissionais conforme suas necessidades individuais. 

O dia a dia em nosso ambiente de trabalho deve nos proporcionar boas experiências e aprendizado e é muito importante que ele venha a promover positivamente a nossa vida: no aspecto profissional, pessoal ou econômico. 

Vamos nos empenhar para a melhoria no ambiente de trabalho e poderemos colher os frutos que refletirão em qualidade de vida para todos nós.

Sucesso!

Veja também: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/mpt-em-sao-paulo-lanca-campanha-contra-assedio-moral

* Sigla MPT - Ministério Público do Trabalho.

4 comentários:

  1. Infelizmente a Meritocracia não é bem aceita por alguns profissionais. É comum principalmente nas empresas brasileiras a criação de Grupos informais, que se protegem mutuamente em detrimento do aperfeiçoamento profissional, pessoal e até econômico da empresa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Marcelo. O mais difícil é quando a empresa já é formada pela famosa "panela" no qual os gestores podam os profissionais que se destacam e muitas vezes percebemos que eles deixam claro que você não pertence ao grupo e portanto, será sempre colocado à revelia mesmo mostrando toda sua competência. Depois de um determinado tempo instaura-se o desânimo em toda equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, quero agradecer os comentários deixados.
      Vocês tem razão senhores, gerir pessoas é uma atividade que requer muita habilidade, em especial nos dias de hoje, mas acredito que a cada novo desafio o líder descobre uma novas possibilidades de usar sua habilidade e descobrir caminhos novos, conduzidos com inteligência e a seriedade necessária.
      Continuem participando do blog e agregando valor e experiência a cada postagem.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. É um assunto bem delicado, tanto os líderes quanto equipes estão sujeitos a situações de extremo estresse durante as rotinas que requerem uma grande habilidade de inteligência emocional. O importante é não banalizar o assunto e entender que construímos equipes para gerar mais resultados, precisamos uns dos outros e o repeito ainda é a lei que guia a vida em sociedade.

      Excluir

Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.