sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Profissão: Negociador de compras



O ato da negociação não precisa ser visto como um duelo, apesar de muitas vezes ser tensa, pois cada um tem o objetivo de defender seus interesses.


Todos nós, em um determinado momento de nossas vidas, tivemos que fazer o papel de negociador: na empresa, no banco, em uma reunião de condomínio, na escola das crianças, com o seu vizinho, no relacionamento a dois, enfim, são várias as situações em que nos vemos na posição de negociador, porém, negociar profissionalmente, requer muito empenho. 

Negociar é uma arte, e o profissional que atua como negociador em uma empresa, precisa de preparação e conhecimento para conquistar os melhores resultados nesse mundo globalizado e altamente competitivo em que vivemos.

O negociador profissional tem consciência da sua influencia e sabe que não é necessário fazer de uma negociação uma batalha. 

A arte de negociar é algo que precisa ser aperfeiçoado diariamente, e se você esta entrando nessa área agora, te dou um conselho: Comece já!

 Existem instituições que ministram cursos específicos que podem ajuda-lo. Eu, particularmente realizei um deles no inicio da minha carreira e além do aperfeiçoamento, ganhei a oportunidade de fazer networking com colegas que também estavam iniciando a carreira e com grandes gurus, como professores e palestrantes que você tem a oportunidade de conhecer e mantenho contato até hoje.



Nos dias de hoje, com a economia na situação que se encontra, existe muita cobrança para que o negociador extraia mais vantagens de seus parceiros, que seja mais ágil, pró-ativo e conquiste vantagens competitivas. Para atingir os objetivos e exceder as expectativas, não é necessário nenhum milagre. 
Veja algumas dicas importantes: 


Quais as características de um negociador de sucesso?...


1) Excelência no relacionamento interpessoal:

Já foi a época em que o negociador era visto como uma figura "carrancuda" e mal humorada, hoje, o perfil do negociador de sucesso, é de um profissional comunicativo, que mantém um bom relacionamento com todas as áreas. Isso o auxilia na satisfazer os objetivos dos clientes internos e externos, além de ter a colaboração de todos quando precisar de informações ou ajuda para contornar situações difíceis ou de emergência.


2) Preparação: 

O bom negociador precisa estar bem preparado antes de iniciar uma negociação. Saber o que quer, até onde pode chegar e quais os resultados que irão determinar o fechamento da negociação. Existem muitas ferramentas que podem ajuda-lo a buscar informações: internet, visita a feiras, enviar RFI (Request for information) para solicitar informações sobre o que você estará interessado, etc.

3) Manter-se atualizado e bem informado:

Estar antenado ao que acontece no mercado, a cotação do dólar, notícias sobre materiais que podem afetar o seu segmento, pode ser algo precioso, que pode ajuda-lo a tomar as decisões certas na hora certa.
Seja sempre o primeiro a conhecer novas tecnologias e apresente-as aos responsáveis pelos respectivos setores na empresa. Essa troca de ideias ajuda a todos e contribui com o crescimento da empresa.

4) Seja organização:

Não adianta você receber uma pilha de informações e não usa-las adequadamente. Mantenha arquivos, virtual ou físicos, não importa, o importante e encontrar a informação certa na hora.

5) Seja ético:

Seja sempre claro e firme em seu discurso, não solte meias palavras, para que não seja mal interpretado. Cuidado com presentes (especialmente os fora de hora), algumas empresas não se opõe que seus profissionais recebam presentes, mas você precisa zelar pela sua imagem como profissional sério. 

Ao receber algo, eu sempre tive a postura de agradecer ao fornecedor e deixar para abrir o pacote em outro momento e lamentavelmente, empresas de má fé, usam os agrados para conhece-lo um pouco mais. 

O vendedor que lhe trouxe uma agenda, uma caneta ou um dos produtos da empresa só demonstrar o seu produto, vai entender a sua cautela. Seja discreto e em outro momento, emita comentários pontuais sobre o objeto entregue, sem demostrar entusiasmo.

6) Ter atitude:

Se você conhece bem a empresa em que trabalha, já tem uma autonomia, se mantem a par dos negócios e sabe até onde pode chegar, não seja um profissional dependente, tome decisões rápidas, com inteligencia e sempre pautadas no bom senso.

E o mais importante, faça o seu trabalho com amor e dedicação e esteja sempre pronta para ajudar quem precisa.

Toda empresa de sucesso vai querer contar com um profissional como você.

Sucesso!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PDCA ajudando na busca de melhores resultados

Conhecido no mundo todo e aplicado em diversas áreas, o PDCA é um método de gestão que tem o objetivo de implantar melhorias em processos e produtos, através de uma abordagem organizada.





Nos Estados Unidos, a aplicação do PDCA é geralmente associada a projetos que envolvem tempo e uma quantidade significativa de colaboradores, para que através de sua aplicação, os gestores possam identificar melhorias que justifiquem o esforço dispendido.

Também conhecido como Ciclo Deming ou ciclo de Shewhart, a sigla em inglês é de fácil entendimento, pois abrevia o significado de cada etapa do ciclo:

P (PLAN) Planejamento
D (DO) Ação/treinamento
C (Check) Verificação
A (Action) Ação/correção

1ª Etapa - Planejamento

- Com base em dados, determine os objetivos;
- Para atingir os objetivos, determine os métodos.

Esta é uma das etapas decisórias e deve ser realizada levando em consideração as competências e experiências dos envolvidos no processo. 
Coletar dados de forma precisa e ter sensibilidade para determinar métodos eficazes é a de extrema importância nesta fase. 

2ª Etapa - Ação/treinamento:

- Treine a equipe com as informações necessárias;
- Implemente o trabalho.

Certifique-se que tudo ficou claro. Dê oportunidade para que as dúvidas sejam sanadas, afim de evitar resistência nesta fase de adaptação.

3ª Etapa - Verificação:

- Verifique o que deu certo e o que pode ter dado errado e o porque;
- Verifique os resultados alcançados através de indicadores. (Use e abuse dos gráficos)

Nesta fase é importante pontuar o que deu certo e o que deu errado e localizar o que "sabotou" o processo: máquinas, equipamentos, pessoas ou métodos? 

4ª Etapa - Ação/correção:

- Revisar o que deu errado e indicar as ações corretivas
- Incorporar o que deu certo ao sistema, verificar a possibilidade de melhorias e retomar o ciclo.

Lembre-se, o objetivo é a melhoria continua, sempre!

Resultado de imagem para como fazer check mate no xadrezCase de sucesso:

Em determinado momento da aplicação do PDCA no CD de uma conceituada empresa de franquias, identificamos que poderíamos melhorar o processo, levando em consideração aquilo que cada colaborador fazia de melhor, e como em um jogo de xadrez, bastou movimentar as peças para os locais certos para que fosse dado o check mat e conquistar bons resultados no processo de abastecimento.
Em muitas organizações, quando os resultados são negativos, a primeira ação costuma ser descartar pessoas, mas lembre-se: 

Resultado de imagem para descobrir talentos

"Um líder tem que ter a capacidade de identificar novos talentos e construir alta performance " (Cesar Souza).



Acredite, o PDCA é capaz de trazer bons resultados para o seu processo e valorizar ainda mais o seu produto. 

Se programe e comece já.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Drones - Já não podemos dizer que o céu é o limite.

Foto: Folha uol
A tecnologia dos drones ou vant (veículo aéreo não tripulado) avança rapidamente no Brasil e já é possível ver a sua atuação nos mais diversos segmentos. 


Os drones são equipamentos capazes de voar através de comando remoto e tem sido muito uteis em vários tipos de trabalhos pela facilidade de introduzi-los em ambientes de difícil acesso ao homem.

As primeiras experiências com drones, foram feitas pela marinha dos EUA, na década de 60, poupando a vida de vários soldados, mas só foi apresentado ao mundo em 1973.

A partir dos anos 80, os drones passaram a ser mais utilizados e se tornaram armas poderosas para Israel contra a força aérea da Síria em 1982.

Drones no Brasil


Drones estão sendo utilizados em vários segmentos:

- As cidades de Limeira, Santos e Chapecó estão usando para localizar criadouros do mosquito da dengue;



Drone usado pela Portela pesa 4,5kgs
- A escola de samba Portela desfilou no carnaval de 2015 com um drone em formato de águia. Ele pode voar até 500 metros de altura e seu custo foi equivalente ao de um carro popular;

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2014/noticia/2014/03/aguia-voadora-da-portela-custou-mais-que-um-carro-popular.html


- TVs e jornais já estão utilizando drones para coberturas e reportagens;

- Na agricultura rural, os drones ajudam na preservação e monitoramento de lavouras e florestas, auxiliando o produtor durante todo o processo de plantio, cultivo e colheita, facilitando a identificação de pragas ou danos.


Drones no mundo


- China: O fundador do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, Jack Ma, começou a testar drones nas encomendas da loja Taobao. Os clientes que participarão desse teste são voluntários e a previsão de entrega é de, no máximo, 1 hora;

- EUA: A empresa Amazon esta em fase de testes com o seu Prime Air, porém terá dificuldades em conduzir seus projetos com as novas normas;

- Alemanha: A empresa de logística DHL já utiliza os drones na sua rotina de entregas. A frota de drones transporta medicamentos para Juist, uma pequena ilha isolada ao Mar do Norte;

- No Quénia, a OL Pejeta Conservacy recorre a drones para controlar a vida selvagem e identificar caçadores.


Com luzes LED, faça um voo noturno sem medo de perde-lo (Imagem: Divulgação)
O menor drone do munda cabe na palma da sua mão
Os valores dos drones variam, a partir de 60 dólares (o menor drone do mundo que tem 4 cm) e podem ultrapassar o preço de um carro popular.



Em 26 de janeiro de 2015, o drone de um funcionário do governo americano, caiu nos jardins da Casa Branca, em Washington e colocou em duvida a segurança do local e as regras sobre a utilização de drones.


Neste ultimo domingo, 15 de feveiro de 2015, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA, propôs novas regras para utitilização de drones para recreação no céu dos EUA, que vão a consulta pública e só começarão a vigorar em 2017.

Atualmente as empresas precisam se registrar para colocar os drones no ar, mas o uso recreativo é liberado, com exceção a altitude e distância que obriga manter uma distância dos aeroportos, mas isso não é o suficiente, por isso as novas regras são:

- Os drones deverão ser registrados;
- O piloto deverá ter mais de 17 anos e ser habilitado. 
- O peso do drone não deve ultrapassar 25 quilos, a altitude 150 metros e a velocidade 160 quilômetros por hora.
- Vôos só serão permitido durante o dia;
- Proibido que o piloto perca o equipamento de vista e sobrevoe em pessoas.


O que esperar para 2015

É importante que as autoridades garantam que o espaço aéreo seja seguro e que os profissionais operadores dessa nova tecnologia possam ser habilitados e responsáveis pela operação segura dos equipamentos.

Sem dúvidas, a indústria de drones ainda tem muito que descobrir e certamente este é um mercado que promete a abertura de novas oportunidades de emprego e de grandes benefícios para o mundo corporativo.

AIR 2015 - Segundo reportagem do The Guardian, Amsterdã receberá o primeiro " Circo de drones do mundo", previsto para o ultimo trimestre do ano, na Amsterdan Arena.
Até agora só temos um vídeo divulgando cenas que lembram um filme de ficção cientifica, mas esse promete ser um grande evento. Confira:









domingo, 8 de fevereiro de 2015

Código de barra, uma ferramenta tecnológica a favor da logística

Algumas ferramentas tecnológicas são utilizadas na logística para tornas as tarefas mais ágeis e eficientes de forma integrada. Hoje vamos falar sobre uma ferramenta utilizada internacionalmente nos canais de distribuição: atacado e varejo, o CÓDIGO DE BARRAS.


O CÓDIGO DE BARRAS é uma sequência de barras e espaços que segue um padrão lógico pré-definido e representam informações que podem ser verificas através de leitor óptico ou pela digitação de seus números em operações automatizadas.

Em 1983 foi criada no Brasil a EAN Brasil (Associação Brasileira de Automação e Multissetorial sem fins lucrativos) que a partir de 2005 passou a ser GS1 Brasil e é a unica associação responsável pela atribuição do código em todo Brasil.


Como funciona o CÓDIGO DE BARRAS EAN 13



O CÓDIGO DE BARRAS EAN 13 é a representação gráfica de algarismos que é impressa para um produto.


Primeira sequência de números:
Os três primeiros números (no exemplo 789), indica o cadastro realizado no Brasil e normalmente é feito por fabricantes ou distribuidores. 

Segunda sequência:
Esta sequência representa a identificação da empresa (pode variar de 4 a 7 algarismos) e é fornecida e controlada pela GS1, para evitar que sejam distribuídos números iguais.

Terceira sequência:
A próxima sequência é usada para identificar o produto, sendo que tipos de embalagens diferentes, também diferenciam a numeração.
Exemplo: Anti-térmico em compridos terá um código de barras diferentes do anti-térmico em gotas.

Sequência final:
O ultimo numero, chamado de código verificador é usado para  verificar se o código esta correto, onde números são somados, multiplicados e divididos e ao final, o resultado precisa ser o numero verificador.

Importante: 
Uma vez criado o código, você jamais poderá altera-lo, ou seja: ele nasce e morre com o produto.






O controle da lista dos CÓDIGOS DE BARRA, é de responsabilidade da empresa que ao se associar a GS1, recebe uma plataforma gratuita para gerar e gerencia-los e poderá ser impresso internamente ou em terceiros, a partir da imagem gerada.
A vantagem da empresa ter uma impressora é que ela poderá imprimir em segundos e na quantidade que ela quiser, ao contrário da impressão em terceiros que requer um período de antecedência e você é obrigado a manter estoques e realizar compras de lotes mínimos.



Como funciona o CÓDIGO DE BARRAS EAN/DUN 14




O CÓDIGO DE BARRAS EAN/DUN 14 é usado na identificação de caixas de distribuição, containers, fardos, paletes, etc que contenham produtos identificados com o código EAN 13.
O código de barras EAN 14 é representado por 13 dígitos principais, mais 1 digito verificador.

Veja a ilustração abaixo:

Foto: Código de barras Brasil


A vantagem de utilizar CÓDIGO DE BARRAS é que o produto pode ser rapidamente identificado por aparelhos de leitura óptica, (usados em supermercados ou pontos de distribuição) ou caso tenha algo que impeça a boa leitura das barras, basta que o operador do caixa digite os números para que consiga identificar o produto.




Existem várias outras maneiras de utilizar código de barra, porém os dois casos acima citados são os mais utilizados na área de logística.




Fonte: https://www.gs1br.org/


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A conduta ética

Foto: Fabio Motta A/E
Não basta ser ético, precisa parecer como tal...caso contrário, isso poderá causar dano a imagem do profissional.  




Estamos assistindo a uma série de episódios constrangedores envolvendo a estatal Petrobras, a maior empresa do país e uma das maiores do mundo no setor.

Sob a direção da (ex)Presidente Graça Foster, engenheira química de 60 anos, sendo 35 deles na Petrobras, tendo a mesma descrito sua história de luta (em reportagem ao Jornal Valor), onde na infância teve seus estudos custeados pelo seu próprio trabalho como catadora de lixo e latas. Eleita pela revista FORTUNE a 4ª mulher mais poderosa do mundo, hoje sai de cena e deixa um ponto de interrogação na cabeça de todos: Ela foi uma profissional ética?

Ética vem do grego Ethos e significa:
carácter/ comportamento. 

A busca pela ética se traduz nas escolhas que fazemos, e as opções certas nos levam a um caminho de virtude, verdade e relações justas.

Atitudes duvidosas podem manchar a reputação de um profissional e deixar uma má impressão da empresa no mercado, por isso cabe aos administradores a tarefa de definir o comportamento ético para sua empresa. 

É importante criar um código de ética interno, com o objetivo de estabelecer diretrizes e procedimentos que devem ser observados pelos negociadores profissionais, envolvendo os seguintes temas:

- Postura ética em negociações;
- Integridades pessoal dentro e fora da empresa;
- Comportamento diante de ofertas e presentes;  
- Cumprimento de legislações que afetam os negócios;
- Sigilo e confidencialidade em relação aos assuntos da empresa;
- Entre outros.

Todos esperam que a presença da empresa no mercado seja positiva em 360º, ou seja, na comunidade onde estão suas instalações (sem prejudicar o meio ambiente e a comunidade), no mercado (com seus clientes e fornecedores) e com o seu time (colaboradores e terceirizados).

Todo profissional tem um código de ética a obedecer, onde deverá cumprir sua função, inclusive sem desrespeitar os direitos humanos, o que é o caso da bioética, ética aplicada ás ciências biológicas que prevê delimitar as ações dos cientistas para que não agridam a integridade de nenhum ser vivo.

Como diz o código de ética do Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras: "Não basta ser ético e honesto, é essencial parecer como tal. Devem ser evitadas situações, ações e comunicações que possam ser percebidas como comportamento impróprio ou aético, visto que as consequências disso poderão causar dano á imagem do profissional, como se realmente tivessem ocorrido".

Fazer "vistas grossas" a atitudes erradas também é falta de ética.

Pense nisso!