Conhecido no mundo todo e aplicado em diversas áreas, o PDCA é um método de gestão que tem o objetivo de implantar melhorias em processos e produtos, através de uma abordagem organizada.
Nos Estados Unidos, a aplicação do PDCA é geralmente associada a projetos que envolvem tempo e uma quantidade significativa de colaboradores, para que através de sua aplicação, os gestores possam identificar melhorias que justifiquem o esforço dispendido.
Também conhecido como Ciclo Deming ou ciclo de Shewhart, a sigla em inglês é de fácil entendimento, pois abrevia o significado de cada etapa do ciclo:
P (PLAN) Planejamento
D (DO) Ação/treinamento
C (Check) Verificação
A (Action) Ação/correção
1ª Etapa - Planejamento:
- Com base em dados, determine os objetivos;
- Para atingir os objetivos, determine os métodos.
Esta é uma das etapas decisórias e deve ser realizada levando em consideração as competências e experiências dos envolvidos no processo.
Coletar dados de forma precisa e ter sensibilidade para determinar métodos eficazes é a de extrema importância nesta fase.
2ª Etapa - Ação/treinamento:
- Treine a equipe com as informações necessárias;
- Implemente o trabalho.
Certifique-se que tudo ficou claro. Dê oportunidade para que as dúvidas sejam sanadas, afim de evitar resistência nesta fase de adaptação.
3ª Etapa - Verificação:
- Verifique o que deu certo e o que pode ter dado errado e o porque;
- Verifique os resultados alcançados através de indicadores. (Use e abuse dos gráficos)
Nesta fase é importante pontuar o que deu certo e o que deu errado e localizar o que "sabotou" o processo: máquinas, equipamentos, pessoas ou métodos?
4ª Etapa - Ação/correção:
- Revisar o que deu errado e indicar as ações corretivas
- Incorporar o que deu certo ao sistema, verificar a possibilidade de melhorias e retomar o ciclo.
Lembre-se, o objetivo é a melhoria continua, sempre!
Case de sucesso:
Em determinado momento da aplicação do PDCA no CD de uma conceituada empresa de franquias, identificamos que poderíamos melhorar o processo, levando em consideração aquilo que cada colaborador fazia de melhor, e como em um jogo de xadrez, bastou movimentar as peças para os locais certos para que fosse dado o check mat e conquistar bons resultados no processo de abastecimento.
Em muitas organizações, quando os resultados são negativos, a primeira ação costuma ser descartar pessoas, mas lembre-se:
"Um líder tem que ter a capacidade de identificar novos talentos e construir alta performance " (Cesar Souza).
Acredite, o PDCA é capaz de trazer bons resultados para o seu processo e valorizar ainda mais o seu produto.
Se programe e comece já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.