O CÓDIGO DE BARRAS é uma sequência de barras e espaços que segue um padrão lógico pré-definido e representam informações que podem ser verificas através de leitor óptico ou pela digitação de seus números em operações automatizadas.
Em 1983 foi criada no Brasil a EAN Brasil (Associação Brasileira de Automação e Multissetorial sem fins lucrativos) que a partir de 2005 passou a ser GS1 Brasil e é a unica associação responsável pela atribuição do código em todo Brasil.
Como funciona o CÓDIGO DE BARRAS EAN 13
Primeira sequência de números:
Os três primeiros números (no exemplo 789), indica o cadastro realizado no Brasil e normalmente é feito por fabricantes ou distribuidores.
Segunda sequência:
Terceira sequência:
A próxima sequência é usada para identificar o produto, sendo que tipos de embalagens diferentes, também diferenciam a numeração.
Exemplo: Anti-térmico em compridos terá um código de barras diferentes do anti-térmico em gotas.
Sequência final:
O ultimo numero, chamado de código verificador é usado para verificar se o código esta correto, onde números são somados, multiplicados e divididos e ao final, o resultado precisa ser o numero verificador.
Uma vez criado o código, você jamais poderá altera-lo, ou seja: ele nasce e morre com o produto.
O controle da lista dos CÓDIGOS DE BARRA, é de responsabilidade da empresa que ao se associar a GS1, recebe uma plataforma gratuita para gerar e gerencia-los e poderá ser impresso internamente ou em terceiros, a partir da imagem gerada.
A vantagem da empresa ter uma impressora é que ela poderá imprimir em segundos e na quantidade que ela quiser, ao contrário da impressão em terceiros que requer um período de antecedência e você é obrigado a manter estoques e realizar compras de lotes mínimos.
Como funciona o CÓDIGO DE BARRAS EAN/DUN 14
O CÓDIGO DE BARRAS EAN/DUN 14 é usado na identificação de caixas de distribuição, containers, fardos, paletes, etc que contenham produtos identificados com o código EAN 13.
O código de barras EAN 14 é representado por 13 dígitos principais, mais 1 digito verificador.
Veja a ilustração abaixo:
Foto: Código de barras Brasil |
A vantagem de utilizar CÓDIGO DE BARRAS é que o produto pode ser rapidamente identificado por aparelhos de leitura óptica, (usados em supermercados ou pontos de distribuição) ou caso tenha algo que impeça a boa leitura das barras, basta que o operador do caixa digite os números para que consiga identificar o produto.
Existem várias outras maneiras de utilizar código de barra, porém os dois casos acima citados são os mais utilizados na área de logística.
Fonte: https://www.gs1br.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.