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Negociar é uma arte, e o profissional que atua como negociador em uma empresa, precisa de preparação e conhecimento para conquistar os melhores resultados nesse mundo globalizado e altamente competitivo em que vivemos.
A arte de negociar é algo que precisa ser aperfeiçoado diariamente, e se você esta entrando nessa área agora, te dou um conselho: Comece já!
Existem instituições que ministram cursos específicos que podem ajuda-lo. Eu, particularmente realizei um deles no inicio da minha carreira e além do aperfeiçoamento, ganhei a oportunidade de fazer networking com colegas que também estavam iniciando a carreira e com grandes gurus, como professores e palestrantes que você tem a oportunidade de conhecer e mantenho contato até hoje.
Nos dias de hoje, com a economia na situação que se encontra, existe muita cobrança para que o negociador extraia mais vantagens de seus parceiros, que seja mais ágil, pró-ativo e conquiste vantagens competitivas. Para atingir os objetivos e exceder as expectativas, não é necessário nenhum milagre.
Veja algumas dicas importantes:
Quais as características de um negociador de sucesso?...
1) Excelência no relacionamento interpessoal:
Já foi a época em que o negociador era visto como uma figura "carrancuda" e mal humorada, hoje, o perfil do negociador de sucesso, é de um profissional comunicativo, que mantém um bom relacionamento com todas as áreas. Isso o auxilia na satisfazer os objetivos dos clientes internos e externos, além de ter a colaboração de todos quando precisar de informações ou ajuda para contornar situações difíceis ou de emergência.
2) Preparação:
O bom negociador precisa estar bem preparado antes de iniciar uma negociação. Saber o que quer, até onde pode chegar e quais os resultados que irão determinar o fechamento da negociação. Existem muitas ferramentas que podem ajuda-lo a buscar informações: internet, visita a feiras, enviar RFI (Request for information) para solicitar informações sobre o que você estará interessado, etc.
3) Manter-se atualizado e bem informado:
Estar antenado ao que acontece no mercado, a cotação do dólar, notícias sobre materiais que podem afetar o seu segmento, pode ser algo precioso, que pode ajuda-lo a tomar as decisões certas na hora certa.
Seja sempre o primeiro a conhecer novas tecnologias e apresente-as aos responsáveis pelos respectivos setores na empresa. Essa troca de ideias ajuda a todos e contribui com o crescimento da empresa.
4) Seja organização:
Não adianta você receber uma pilha de informações e não usa-las adequadamente. Mantenha arquivos, virtual ou físicos, não importa, o importante e encontrar a informação certa na hora.
5) Seja ético:
Seja sempre claro e firme em seu discurso, não solte meias palavras, para que não seja mal interpretado. Cuidado com presentes (especialmente os fora de hora), algumas empresas não se opõe que seus profissionais recebam presentes, mas você precisa zelar pela sua imagem como profissional sério.
Ao receber algo, eu sempre tive a postura de agradecer ao fornecedor e deixar para abrir o pacote em outro momento e lamentavelmente, empresas de má fé, usam os agrados para conhece-lo um pouco mais.
O vendedor que lhe trouxe uma agenda, uma caneta ou um dos produtos da empresa só demonstrar o seu produto, vai entender a sua cautela. Seja discreto e em outro momento, emita comentários pontuais sobre o objeto entregue, sem demostrar entusiasmo.
6) Ter atitude:
Se você conhece bem a empresa em que trabalha, já tem uma autonomia, se mantem a par dos negócios e sabe até onde pode chegar, não seja um profissional dependente, tome decisões rápidas, com inteligencia e sempre pautadas no bom senso.
E o mais importante, faça o seu trabalho com amor e dedicação e esteja sempre pronta para ajudar quem precisa.
Toda empresa de sucesso vai querer contar com um profissional como você.
Sucesso!
O bom negociador precisa estar bem preparado antes de iniciar uma negociação. Saber o que quer, até onde pode chegar e quais os resultados que irão determinar o fechamento da negociação. Existem muitas ferramentas que podem ajuda-lo a buscar informações: internet, visita a feiras, enviar RFI (Request for information) para solicitar informações sobre o que você estará interessado, etc.
3) Manter-se atualizado e bem informado:
Estar antenado ao que acontece no mercado, a cotação do dólar, notícias sobre materiais que podem afetar o seu segmento, pode ser algo precioso, que pode ajuda-lo a tomar as decisões certas na hora certa.
Seja sempre o primeiro a conhecer novas tecnologias e apresente-as aos responsáveis pelos respectivos setores na empresa. Essa troca de ideias ajuda a todos e contribui com o crescimento da empresa.
4) Seja organização:
Não adianta você receber uma pilha de informações e não usa-las adequadamente. Mantenha arquivos, virtual ou físicos, não importa, o importante e encontrar a informação certa na hora.
5) Seja ético:
Seja sempre claro e firme em seu discurso, não solte meias palavras, para que não seja mal interpretado. Cuidado com presentes (especialmente os fora de hora), algumas empresas não se opõe que seus profissionais recebam presentes, mas você precisa zelar pela sua imagem como profissional sério.
Ao receber algo, eu sempre tive a postura de agradecer ao fornecedor e deixar para abrir o pacote em outro momento e lamentavelmente, empresas de má fé, usam os agrados para conhece-lo um pouco mais.
O vendedor que lhe trouxe uma agenda, uma caneta ou um dos produtos da empresa só demonstrar o seu produto, vai entender a sua cautela. Seja discreto e em outro momento, emita comentários pontuais sobre o objeto entregue, sem demostrar entusiasmo.
6) Ter atitude:
Se você conhece bem a empresa em que trabalha, já tem uma autonomia, se mantem a par dos negócios e sabe até onde pode chegar, não seja um profissional dependente, tome decisões rápidas, com inteligencia e sempre pautadas no bom senso.
E o mais importante, faça o seu trabalho com amor e dedicação e esteja sempre pronta para ajudar quem precisa.
Toda empresa de sucesso vai querer contar com um profissional como você.
Sucesso!
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Abraço,
Andréa G. Rodrigues.