Foto: Folha uol |
Os drones são equipamentos capazes de voar através de comando remoto e tem sido muito uteis em vários tipos de trabalhos pela facilidade de introduzi-los em ambientes de difícil acesso ao homem.
As primeiras experiências com drones, foram feitas pela marinha dos EUA, na década de 60, poupando a vida de vários soldados, mas só foi apresentado ao mundo em 1973.
A partir dos anos 80, os drones passaram a ser mais utilizados e se tornaram armas poderosas para Israel contra a força aérea da Síria em 1982.
Drones no Brasil
Drones estão sendo utilizados em vários segmentos:
- As cidades de Limeira, Santos e Chapecó estão usando para localizar criadouros do mosquito da dengue;
Drone usado pela Portela pesa 4,5kgs |
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2014/noticia/2014/03/aguia-voadora-da-portela-custou-mais-que-um-carro-popular.html
- TVs e jornais já estão utilizando drones para coberturas e reportagens;
- Na agricultura rural, os drones ajudam na preservação e monitoramento de lavouras e florestas, auxiliando o produtor durante todo o processo de plantio, cultivo e colheita, facilitando a identificação de pragas ou danos.
Drones no mundo
- China: O fundador do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, Jack Ma, começou a testar drones nas encomendas da loja Taobao. Os clientes que participarão desse teste são voluntários e a previsão de entrega é de, no máximo, 1 hora;
- EUA: A empresa Amazon esta em fase de testes com o seu Prime Air, porém terá dificuldades em conduzir seus projetos com as novas normas;
- Alemanha: A empresa de logística DHL já utiliza os drones na sua rotina de entregas. A frota de drones transporta medicamentos para Juist, uma pequena ilha isolada ao Mar do Norte;
- No Quénia, a OL Pejeta Conservacy recorre a drones para controlar a vida selvagem e identificar caçadores.
O menor drone do munda cabe na palma da sua mão |
Em 26 de janeiro de 2015, o drone de um funcionário do governo americano, caiu nos jardins da Casa Branca, em Washington e colocou em duvida a segurança do local e as regras sobre a utilização de drones.
Neste ultimo domingo, 15 de feveiro de 2015, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA, propôs novas regras para utitilização de drones para recreação no céu dos EUA, que vão a consulta pública e só começarão a vigorar em 2017.
Atualmente as empresas precisam se registrar para colocar os drones no ar, mas o uso recreativo é liberado, com exceção a altitude e distância que obriga manter uma distância dos aeroportos, mas isso não é o suficiente, por isso as novas regras são:
- Os drones deverão ser registrados;
- O piloto deverá ter mais de 17 anos e ser habilitado.
- O peso do drone não deve ultrapassar 25 quilos, a altitude 150 metros e a velocidade 160 quilômetros por hora.
- Vôos só serão permitido durante o dia;
- Proibido que o piloto perca o equipamento de vista e sobrevoe em pessoas.
O que esperar para 2015
É importante que as autoridades garantam que o espaço aéreo seja seguro e que os profissionais operadores dessa nova tecnologia possam ser habilitados e responsáveis pela operação segura dos equipamentos.
Sem dúvidas, a indústria de drones ainda tem muito que descobrir e certamente este é um mercado que promete a abertura de novas oportunidades de emprego e de grandes benefícios para o mundo corporativo.
AIR 2015 - Segundo reportagem do The Guardian, Amsterdã receberá o primeiro " Circo de drones do mundo", previsto para o ultimo trimestre do ano, na Amsterdan Arena.
Até agora só temos um vídeo divulgando cenas que lembram um filme de ficção cientifica, mas esse promete ser um grande evento. Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou critica, ela é muito importante para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Abraço,
Andréa G. Rodrigues.